Título: Até os adversários
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 01/01/2011, Política, p. 6

Diversos governadores, mesmo os de oposição, decidiram adiantar o horário da transmissão dos cargos estaduais para participarem da festa de Dilma

Dezoito dos 27 governadores eleitos e reeleitos confirmaram presença na cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff. Eleita para seu primeiro mandato, a petista mostra que assumirá com influência, alavancada pelo peso político de Luiz Inácio Lula da Silva. Ela conseguiu movimentar cerimoniais de vários estados para que até mesmo governadores de partidos adversários pudessem prestigiar sua posse. Muitos marcaram as solenidades simples e curtas, de menos de duas horas, para o início da manhã ou madrugada de hoje, articulando assim a agenda local com a nacional. Além de fazer um aceno de boa vontade para a nova presidente, adversários decidiram esquecer os ataques da eleição para acompanhar a despedida de Lula, no melhor espírito democrático. Governadores tucanos como Marconi Perillo (GO), Siqueira Campos (TO), Geraldo Alckmin (SP), José Anchieta Júnior (RR), Teotônio Vilela (AL) e Beto Richa (PR) optaram por apressar a cerimônia para embarcarem rumo a Brasília.

Para comparecer à posse de Dilma, alguns aliados decidiram casar a festa de réveillon com a cerimônia de transmissão de faixa. Os governadores do Acre, Amapá e Maranhão terão que vencer o sono para aguentar a maratona de hoje, emendando a própria posse com a do secretariado, que também vai ocorrer durante a madrugada, e as homenagens a Dilma e a Lula. No Acre, o governador Tião Viana (PT) já foi empossado, logo após os vinte minutos de queima de fogos previstos pelos organizadores da festa de réveillon da capital. Camilo Capiberibe (PSB) e Roseana Sarney (PMDB), idem.

Na lista dos ausentes, além de adversários que ainda não superaram as feridas eleitorais, há eleitos por partidos aliados, a exemplo de Wilson Martins (PSB), governador do Piauí, Ricardo Coutinho (PSB), governador da Paraíba, Confúcio Moura (PMDB), governador de Rondônia e André Puccinelli (PMDB), governador do Mato Grosso do Sul. De acordo com a assessoria de Martins, o governador passou por uma cirurgia recentemente e os médicos desaconselharam a viagem. Na Paraíba, a cerimônia de posse de Coutinho tem início às 15h. Com isso, o governador paraibano receberá a faixa do vice Luciano Catarxo (PT), pois José Maranhão não abriu mão de comparecer à posse da presidente para entregar o governo ao adversário que o derrotou nas urnas. O horário também foi o argumento de Moura para não comparecer à posse presidencial.

No caso de Puccinelli, apesar de ser do mesmo partido do vice-presidente, Michel Temer, o governador mantém a coerência da disputa eleitoral e deve evitar a posse da petista. O peemedebista apoiou o candidato do PSDB, José Serra. A assessoria do governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN), informou que o novo chefe do executivo estadual avisou a Dilma que não compareceria à cerimônia em Brasília. A posse no estado está marcada para as 17h.

Entre os adversários faltosos, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM) e o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), mostraram interesse em prestigiar a posse da presidente. O horário da solenidade no estado, que tem início às 18h, deve barrar a viagem de Rosalba a Brasília. No Pará, a posse de Jatene terá início às 8h: a assessoria afirma que o tucano ¿gostaria de ir¿ à posse de Dilma, mas o governador avalia que seria dispendioso fretar um avião para chegar a tempo da cerimônia. A posse do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), está marcada para o mesmo horário do início da cerimônia presidencial: 14h30. A solenidade de transmissão de cargo para Raimundo Colombo (DEM), governador de Santa Catarina, ocorrerá às 18h.