Título: Trajetória de 165 anos em 466 páginas
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 18/01/2005, Empresas &, p. B2

Tudo começou em 1837 como uma pequena fábrica de sabonete e vela dos sócios - o inglês William Procter e o irlandês James Gamble. Cento e sessenta e cinco anos mais tarde, a empresa Procter & Gamble transformou-se numa potência mundial que fatura US$ 50 bilhões e emprega mais de 100 mil pessoas em 80 países. A trajetória da multinacional americana está detalhada no livro "Rising Tide" (o sabão em pó Tide - Ace, no Brasil - é uma das marcas mais importantes da empresa). Ainda sem tradução para o português, o livro é baseado nos arquivos corporativos da P&G e em entrevistas com funcionários. Escrito por Davis Dyer, consultor do The Monitor Group e do The Winthrop Group, por Frederick Dazel, sócio deste último, e por Rowena Olegário, professora de História na Vanderbilt University, o livro narra a evolução de marcas sólidas da companhia, como Tide, Crest e Pantene. Traz ainda lições aprendidas com fracassos como o Olestra (aditivo alimentar acusado de causar distúrbios intestinais) e com a guerra das fraldas. Segundo o livro, um dos segredos da Procter é a competência na construção de marcas , além do cultivo da paixão por vender, a disciplina e a inovação. (DD)