Título: IML calcula em mais de 30 dias prazo para identificar corpos
Autor: Adachi, Vanessa
Fonte: Valor Econômico, 20/07/2007, Especial, p. A8

O Corpo de Bombeiros resgatou na tarde de ontem mais um dos quatro corpos localizados nos escombros do acidente com o vôo 3054 da TAM, subindo para 187 o número de vítimas da queda da aeronave no galpão da TAM Express. Segundo os bombeiros, os corpos estavam na parte interna da fuselagem, próximo à dianteira da aeronave.

Os bombeiros também localizaram 23 fragmentos de corpos, que ainda não identificaram se pertencem às vítimas já localizadas ou outros que ainda estão desaparecidos nos escombros. A aeronave atingiu um posto de gasolina e o galpão da empresa ao tentar pousar na noite de terça-feira no aeroporto de Congonhas.

Os trabalhos de resgate estão mais lentos desde a madrugada de ontem devido a dificuldades enfrentadas pelas equipes, como risco de desabamento e o surgimento freqüente de focos de incêndio. A estimativa é de que o total de mortos possa chegar a 200, pois havia 186 pessoas a bordo do avião, além das pessoas que estavam no galpão - segundo a TAM, cinco funcionários e três colaboradores.

Ontem os bombeiros conseguiram acessar o local onde os corpos foram localizados, entre os prédios do galpão, porque um novo equipamento - uma espécie de tesoura gigante - cortou parte de uma das lajes.

O prazo para identificar todas as pessoas mortas no acidente pode ser maior que 30 dias, segundo o diretor-técnico do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, Carlos Alberto de Souza Coelho. "Não podemos falar em prazo. Não é o prazo que determina a tarefa, mas às vezes a tarefa é que nos dá o prazo. Acredito que os trabalhos para identificar todos os corpos deva durar mais de 30 dias", disse Coelho.

Ele afirmou ainda que o trabalho de identificação dos corpos envolve duas equipes de legistas - uma no IML central e outra em Congonhas. No total, segundo Coelho, 80 pessoas estão envolvidas nos trabalhos, entre legistas e equipes de apoio.

O número de vítimas do vôo 3054 que foram identificadas e legitimadas no IML chegava ontem a 25, segundo boletim divulgado às 18h30. Boletim da tarde corrigiu informação anterior de que o IML teria recebido 173 corpos para identificação. O Instituto modificou a metodologia empregada e agora fala em 168 registros - que não significa necessariamente 168 corpos. Parte dos registros não está sendo feita com pessoas inteiras, mas com fragmentos, de modo que a mesma pessoa pode estar presente em mais de um registro. O governador José Serra (PSDB) afirmou ontem que legistas aposentados foram chamados para trabalhar. A identificação de todos as pessoas mortas no acidente pode levar mais de 30 dias para ser concluída.