Título: Lula procura um ministro para a Defesa
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 23/07/2007, Brasil, p. A3

Após o anúncio de medidas emergenciais para desafogar o aeroporto de Congonhas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a semana com uma preocupação: escolher o novo ministro da Defesa, que substituirá Waldir Pires - decisão já tomada. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim foi convidado - e não apenas sondado - por Lula, mas disse não. Além do jurista Ives Gandra Martins e do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), um novo nome passou a ser cotado para a Defesa: o chanceler Celso Amorim.

"Ele é o curinga do presidente", afirmou ontem um ministro com gabinete no Palácio do Planalto. Segundo esse auxiliar, o chanceler tem total confiança de Lula e pode ser uma opção caso haja dificuldade em convencer outros nomes tidos como adequados ao cargo. "Mas eu ainda não apostaria no Celso Amorim", frisou a fonte, que acompanha as conversas para a troca de Pires.

A alternativa de nomear o vice-presidente José Alencar como ministro interino da Defesa, voltando à função que ele já ocupou, é pouco provável. Alencar está em fase final de tratamento contra o câncer que sofreu no abdômen. Além do fato de que Alencar demonstrou pouca paciência para comandar os militares e entender os problemas do setor aéreo, sua nomeação poderia atrapalhar o tratamento.

Não está descartada, como forma de agilizar a definição de políticas para a aviação, a criação de uma secretaria específica no Ministério da Defesa para lidar com o assunto. Mas essa decisão caberá ao novo ministro da pasta. (DR)