Título: Aeroporto pode ser fechado
Autor: Lamucci, Sérgio e Adachi, Vanessa
Fonte: Valor Econômico, 19/07/2007, Especial, p. A8

O Ministério Público Federal (MPF) propôs ontem na Justiça Federal de São Paulo uma ação civil pública, com pedido de liminar, pela qual pede o fechamento do aeroporto de Congonhas. O MPF quer que todos os pousos e decolagens sejam suspensos até ser atestada a segurança das pistas do aeroporto por uma perícia a ser realizada por entidade independente de órgãos governamentais. A ação será julgada pelo Juiz Clécio Braschi, titular da 8ª Vara da Justiça Federal em São Paulo.

Esta é a segunda ação civil pública proposta pelo órgão em relação ao aeroporto. Em janeiro deste ano, o Ministério Público pediu à Justiça de São Paulo a interdição da pista principal do aeroporto e a interrupção de todas as operações de pouso e decolagem, até que fosse concluída a obra de recuperação da pista. Na época, o juiz Ronald de Carvalho Filho, da 22ª Vara Cível, proibiu a aterrisagem de aeronaves Fokker 100 e Boeings 737-700 e 737-800 na pista principal de Congonhas. A decisão foi revogada posteriormente pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região.

O MPF informou que não tem condições de precisar as razões do acidente, mas que o ocorrido justifica a imediata ação do órgão para "tentar evitar que qualquer situação temerária se prolongue".