Título: Governo manda PF investigar
Autor: Costa, Raymundo e Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 19/07/2007, Especial, p. A9

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal para verificar se a pista principal do Aeroporto de Congonhas foi entregue em condições adequadas de uso. Com essa determinação, o presidente procurou ampliar o leque de investigações sobre o acidente da TAM. Além da PF, a Infraero, o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal também irão analisar as causas do acidente.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que a determinação do presidente Lula para que a PF faça o inquérito é uma medida preventiva e não revela nenhuma suspeita ou acusação. "Isto não revela nenhuma suspeita sobre ninguém e nenhuma afirmação a respeito da origem do acidente. É simplesmente uma precaução que o presidente da República toma para cobrir todas as possibilidades de investigação para que este acidente seja totalmente esclarecido", justificou Genro.

O ministro negou que o objetivo do inquérito seja o de fazer uma investigação paralela à Infraero. "Este inquérito vai verificar se a pista foi entregue de maneira adequada", concluiu o ministro.