Título: Marta cancela agenda, mas opta por silêncio
Autor: Costa, Raymundo e Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 19/07/2007, Especial, p. A9

Em razão do ao acidente com o avião da TAM, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, antecipou seu retorno de Portugal -onde inauguraria um vôo direto de Lisboa-Brasília. Ao receber a notícia, na madrugada de quarta-feira, embarcou para a Brasília, sem parar em São Paulo.

Desgastada depois de aconselhar as vítimas do apagão a "relaxar e gozar", alguns de seus interlocutores dizem que ela não deve se manifestar. Mas não colocam a frase que deu há mais de um mês como motivo. "Ela não tem que se meter nisso. Não é dirigente nem da Infraero, nem da Anac, nem da Aeronáutica. Ninguém pode sair emitindo opinião sem saber o que de fato ocorreu", diz um parlamentar próximo a Marta.

A avaliação é de que sua presença na capital paulista, seu reduto eleitoral, para prestar solidariedade pública pode ser tida como uma exploração política da tragédia, o que agravaria o desgaste. "A disputa política deve ser afastada nesse momento", disse um interlocutor. Por isso, é grande a possibilidade de que ela se limite a emitir uma nota lamentando a tragédia e prestando solidariedade aos parentes das vítimas.