Título: Lula cancela agenda externa para monitorar investigações
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/07/2007, Brasil, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a agenda externa prevista para hoje, com o objetivo de acompanhar as investigações sobre o acidente com o vôo 3054 da TAM. Viagens para Porto Alegre e Florianópolis, agendadas para amanhã, e para Curitiba e Rio de Janeiro, marcadas para sexta-feira, também poderão ser canceladas.

Lula foi informado do acidente pelo brigadeiro Joseli Parente Camelo, assessor especial da presidência para assuntos de Aeronáutica. "Consternado", segundo assessoria, o presidente determinou que o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, viajasse para São Paulo para atuar como "referência" de informações do governo. Inicialmente, o presidente ordenou o cancelamento de toda a agenda de hoje. No fim da noite, decidiu, porém, restabelecer as audiências previstas para o Planalto e cancelar os eventos externos.

O comandante da Aeronáutica sobrevoava São José dos Campos (SP) quando o acidente aconteceu. Assim que ele pousou na cidade paulista, recebeu a ordem do presidente para apurar informações do acidente. O brigadeiro deslocou-se para o Campo de Marte. O presidente convocou reunião de emergência com os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Franklin Martins (Comunicação Social), e Walfrido dos Mares Guia (Articulação Política). Convocou também o ministro da Defesa, Waldir Pires, com quem já tinha estado na tarde de ontem.