Título: TCU vê "irregularidades" em projetos da Infraero
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/07/2007, Brasil, p. A4

O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou "fortes indícios de irregularidades"" em obras da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) realizadas em aeroportos de todo o país. Em uma delas, o tribunal conseguiu agir preventivamente e diminuiu em R$ 100 milhões o valor previsto em edital para realização da obra.

A afirmação foi feita à CPI do apagão aéreo do Senado pelo secretário de fiscalização de obras do TCU, analista Cláudio Sarian Altourian, um dos quatro analistas do tribunal ouvidos ontem pela CPI. Os convidados informaram que as investigações, no entanto, ainda não estão concluídas.

O analista apontou que o "calcanhar-de-aquiles" das obras realizadas atualmente no país são projetos básicos mal feitos e brechas na legislação, que permitem que a própria empreiteira que fez o projeto básico execute a obra. Segundo Altourian, essa situação é "muito danosa à administração pública".

O relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), destacou que a má qualidade dos projetos aprovados leva a sucessivas reformulações e aditamentos no valor total da obra. Torres confirmou junto aos especialistas do TCU que os mesmos funcionários da Infraero, especialmente o então presidente, Carlos Wilson, respondem como responsáveis em todos os processos sobre obras da empresa em análise pelo TCU.