Título: Conselho subordinado a Lula ataca governo
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 24/07/2007, Política, p. A10

Em ataque aberto ao governo federal, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) divulgou ontem - pelo correio eletrônico da Presidência e pela página do governo - um texto crítico à política nacional de biocombustíveis. A entidade, ligada diretamente ao gabinete do presidente, deu publicidade ao artigo "Necrocombustíveis", de Frei Betto, que ataca a indústria de "agrocombustíveis", por ser "predadora de vidas humanas" e aumentar o preço dos alimentos.

No artigo, o ex-assessor especial da Presidência destaca que o aumento das áreas cultivadas para a produção dos biocombustíveis realça a superexploração dos trabalhadores, o aumento do trabalho escravo e da desigualdade social: "A desnutrição ameaça, hoje, 52,4 milhões de latino-americanos e caribenhos, 10% da população do continente. Com a expansão das áreas de cultivo voltadas à produção de etanol, corre-se o risco dele se transformar, de fato, em necrocombustível - predador de vidas humanas."

No texto, apoiado pelo Consea, Frei Betto escreve que "hoje quem manda é o mercado" e que o governo deveria priorizar fontes de energia alternativa, "antes de transformar o país num imenso canavial e sonhar com a energia atômica." Para o frei dominicano, é preciso "cuidar de alimentar os sofridos famintos, antes de enriquecer os 'heróicos' usineiros." "Vamos alimentar carros e desnutrir pessoas. Há 800 milhões de veículos automotores no mundo. O mesmo número de pessoas sobrevive em desnutrição crônica."

A assessoria da Presidência não quis se pronunciar. Já a assessoria do Consea disse que o intuito da entidade foi o de somente divulgar o artigo de Frei Betto, um dos idealizadores do conselho.

O artigo foi publicado inicialmente na Agência de Notícias da América Latina e Caribe, em 20 de julho de 2007 e reproduzido pela página da Presidência da República (www.planalto.gov.br/consea).

Não é a primeira vez que o Consea assume postura divergente da do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dá publicidade a isso. A entidade é contra a transposição do rio São Francisco. Entre as críticas, está a de que o projeto é "apressado, dirigido ao agronegócio e não busca o desenvolvimento sustentável do semi-árido." O Consea é presidido pelo pesquisador do Ibase, Chico Menezes, que já defendeu, publicamente, a tese de que o etanol pode transformar o país numa monocultura da cana.