Título: Governo quer mais vôos para América do Sul e África
Autor: Leo, Sergio
Fonte: Valor Econômico, 25/07/2007, Brasil, p. A7

Apesar da crise no setor aéreo, o governo quer ampliar o número de vôos entre o Brasil e países da América do Sul e da África, e estuda como fazer isso sem comprometer ainda mais a infra-estrutura e a segurança, segundo informou ontem o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, integrante do Conselho nacional de Aviação Civil (Conac). Amorim disse que na reunião do Conac, na sexta-feira, o governo decidiu reduzir as operações no aeroporto de Congonhas mas também aprovou uma resolução para estudar como facilitar a criação de linhas aéreas com a América do Sul e África.

Ele disse não acreditar que as companhias aéreas internacionais possam excluir o Brasil de seus roteiros, devido ao chamado caos aéreo. Apesar de acreditar que "pode exigir um período de adaptação", Amorim crê que os vôos internacionais terão espaço para crescer usando rotas que incluem o aeroporto de Guarulhos, no Rio e instalações no Nordeste. Nos últimos anos, os esforços do Itamaraty para ampliar a integração com países emergentes têm levantado, nos governos, discussões sobre a necessidade de ampliar ou estabelecer ligações aéreas com o Brasil, o que incorporou esse tema na agenda dos despachos de Amorim com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O Brasil é um grande destino turístico, e de negócios", comentou o ministro. "As pessoas, quando têm de ir a algum lugar, vão; e as companhias aéreas estão ganhando muito dinheiro", argumentou para justificar sua certeza de que as empresas internacionais continuarão operando com o Brasil.