Título: País fala pelo G-110 em favor da agricultura
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 27/07/2007, Brasil, p. A3

O Brasil reativou a maior aliança de países em desenvolvimento, o chamado G-110, para reiterar ontem na Organização Mundial do Comércio (OMC) que a agricultura continua a ser o motor da Rodada Doha e não a área industrial. O embaixador brasileiro, Clodoaldo Hugueney, leu três discursos, martelando que esses países não aceitam que a lógica da negociação seja alterada, alvejando o mediador da negociação industrial.

A primeira manifestação foi em nome do G-110, que na verdade tem 88 países, porque alguns participam de vários grupos ao mesmo tempo. A segunda pelo G-20 e a terceira pelo Brasil, ilustrando a participação do país na negociação. Por sua vez, a Argentina endureceu sua posição na negociação industrial, após novas instruções de Buenos Aires, onde o clima é de campanha para a eleição presidencial de 28 de outubro.

O país agora anunciou claramente que "não aceita o documento (do mediador industrial) como base para continuar as negociações". Argumentou que a aplicação dos cortes e flexibilidades propostos afetariam o crescimento industrial e "debilitariam" uniões aduaneiras entre países em desenvolvimento, como os do Mercosul e do Sacu (países africanos).

Para o embaixador argentino, Alberto Dumont, a questão em setembro será como e quem vai elaborar a nova proposta industrial. "Estará ele (o atual mediador) em condições para adequar o texto à realidade da negociação?", questionou, em pergunta que traz implícita a resposta: "Não".

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, tratou de contornar a situação evitando falar em texto de compromisso. "A questão é simples: ou continuamos empurrando com esse texto, ou a rodada vai para o espaço", disse um negociador favorável ao documento. O porta-voz da OMC, Keith Rockwell, fez um balanço entusiasmado do Comitê de Negociações Comerciais (TNC, em inglês), que conduz a Rodada Doha. "Os 151 países estão plenamente engajados no processo multilateral." (AM)