Título: MP move ação contra deputado tucano de SP
Autor: Lyra, Paulo de Tarso e Romero, Cristiano
Fonte: Valor Econômico, 31/07/2007, Política, p. A8

Depois de deixar a liderança do PSDB na Assembléia de São Paulo por suposto esquema de corrupção, o deputado Mauro Bragato sofreu ontem mais um revés. A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, do Ministério Público Federal, ajuizou uma representação na Justiça Eleitoral contra o parlamentar, em razão de irregularidades na arrecadação de sua campanha à reeleição, em 2006. O tucano é investigado sob a suspeita de receber dinheiro de uma empreiteira contratada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

De acordo com a representação, Mauro Bragato doou R$ 40 mil para a própria campanha. O valor, atribuído a um empréstimo pessoal, é maior do que o total de seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral. A procuradoria pediu a cassação do diploma de deputado estadual e "o acesso aos dados bancários e fiscais do deputado".

Bragato disse, por meio de nota, que a doação foi realizada "com todo o amparo legal", que "não há violação à regra eleitoral" e que "todas as suas contas foram aprovadas pelo TRE". Ele afirmou também que não ter sido notificado. O tucano afastou-se da liderança no meio do recesso parlamentar e em seu lugar assumiu Maria Lucia Amary.

O caso servirá de munição ao PT contra o PSDB e a gestão de Geraldo Alckmin, antecessor de Serra. O partido não conseguiu abrir uma CPI para investigar as suspeitas de irregularidades na CDHU e no banco Nossa Caixa e recorrerá ao Supremo Tribunal Federal.(C.A.)