Título: Projeto vai reduzir compra de energia
Autor: Vieira, André
Fonte: Valor Econômico, 31/07/2007, Empresas, p. B6

A Klabin reduzirá a compra de energia para elevar seu índice de auto-suficiência. "Sabemos das limitações de oferta e os crescentes custos da energia que o país terá no futuro", diz o diretor Francisco Razzolini, responsável pelo projeto de expansão da Klabin.

A empresa está investindo R$ 470 milhões apenas no conjunto de equipamentos capazes de gerar mais energia internamente, sem necessidade de compra de terceiros. A fabricante decidiu reutilizar resíduos do processo de produção (madeira picada, restos de serrarias da região, produtos químicos etc) em duas novas caldeiras que estão sendo instaladas - uma de recuperação e outra de biomassa - na unidade industrial.

As duas caldeiras vão produzir vapor e pressão suficiente para alimentar um turbogerador com capacidade de consumir 72 MWh/h de energia. O turbogerador será o maior já fabricado no país pela empresa alemã Siemens. "Com isso, vamos aumentar nossa auto-suficiência de 66% para 80% apenas na fábrica de Monte Alegre", diz Francisco Razzolini. No conjunto das 17 unidades industriais da Klabin no país, a auto-suficiência aumentará de 50% para 60% depois do projeto de expansão.

A Klabin também está substituindo cerca de 2 mil motores antigos por outros de baixa tensão, mais eficientes, que consumirão 10% a menos de energia - os antigos estão sendo vendido como sucata. Para medir a eficiência, a Klabin prevê elevar seu fator de potência - que é o índice que mede a quantidade de energia aplicada no processo - de 0,92% para 0,95% em dois anos nos contratos assinados junto a Copel, a concessionária de energia do Paraná. (AV)