Título: Reforma da pista de Guarulhos é urgente, diz brigadeiro à CPI
Autor: Jayme, Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 01/08/2007, Política, p. A7

A Infraero avisou ontem à CPI do Apagão Aéreo da Câmara que o plano B traçado pelo Conselho de Aviação Civil (Conac) para desafogar o aeroporto de Congonhas (SP) terá de sofrer alterações. Em dois depoimentos prestados ontem, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, e o superintendente de Empreendimentos de Engenharia da estatal, Armando Schneider Filho, revelaram que a pista principal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), precisa ser fechada para reformas imediatamente.

"Temos de fazer a reforma na pista principal de Guarulhos o mais rápido possível", disse o brigadeiro. Ele reconheceu que a reforma atrapalhará toda a estratégia elaborada pelo governo. "Vai complicar todo o projeto. Teremos de buscar uma alternativa", completou o presidente da Infraero. Ele revelou que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, deu prazo à estatal até hoje, às 17h, para ser encontrada uma saída para o problema.

No encontro, Pereira terá de apresentar soluções para três problemas. O primeiro se relaciona à pista de Guarulhos. O segundo é a aceleração da instalação das ranhuras na pista principal de Congonhas. Por fim, a Infraero precisará levar a Jobim o plano para fazer com que o aeroporto de Viracopos, em Campinas, tenha sua capacidade de passageiros ampliada de 2 milhões por ano para 4 milhões, sem obras.

Uma das opções, segundo Pereira, será fazer a reforma da pista de Guarulhos por partes e durante a madrugada. Essa forma de trabalho diminuiria muito o período no qual a pista ficaria fechada. Na opinião de Armando Schneider Filho, a pista precisa ser fechada. "E tem que ser agora. A pista está no limite. Se ela atravessar mais um período de chuvas, poderá se tornar perigosa para os pousos das aeronaves", afirmou.

As reformas da pista principal do aeroporto de Guarulhos já estavam previstas desde 2004, quando foi realizada a licitação para as obras. Naquele ano, foi reformada a pista secundária de Cumbica. Depois, a Infraero reformou as duas pistas de Congonhas e, agora, é a vez da principal de Cumbica.

Com relação ao acidente, a CPI recebeu ontem os dados das duas caixas pretas do Airbus da TAM. Tanto os dados técnicos quanto as gravações de voz foram enviadas aos deputados.

Hoje, a comissão realizará sessão secreta, para a qual convidou o presidente do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, que já esteve na CPI, e o responsável pelas investigações do acidente, coronel Fernando Camargo. Os dois deverão traduzir os dados para os parlamentares que, em seguida, poderão entregar à imprensa cópias dos dados.

A CPI está preocupada com a forma de divulgação do conteúdo das fitas. A tendência é que apenas a degravação das fitas das caixas pretas, com os diálogos, sejam entregues à imprensa, sem qualquer áudio. As gravações foram lacradas e colocadas no cofre da comissão, que só será aberto hoje, quando da sessão secreta com os oficiais do Cenipa. As gravações incluem os últimos 30 minutos do vôo da TAM. "Os 15 segundos finais são os fundamentais", revela o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). Gustavo Fruet (PSDB-PR) é quem sugeriu que o áudio seja mantido em sigilo. "Queremos respeitar o sofrimento das famílias. A divulgação dessas conversas da aeronave, que podem chocar, não ajudaria em nada", afirmou o tucano.