Título: Conde deve receber convite para Furnas
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 01/08/2007, Política, p. A9

O ex-prefeito e secretário de Cultura do Rio, Luiz Paulo Conde, vai hoje ao Planalto e deve ser convidado oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a Presidência de Furnas. A entrada de Conde no governo transformou-se em uma novela que se arrastava desde antes da saída de Silas Rondeau do Ministério de Minas e Energia. Apadrinhado do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), era visto por alguns integrantes do governo - especialmente Silas - como uma indicação política, não técnica

Com a saída de Silas e a diminuição da tensão na disputa entre o PMDB da Câmara e do Senado, o nome de Conde ganhou força novamente. Para acelerar a nomeação, Cunha, que é relator da PEC da CPMF na CCJ da Câmara, adiou a apresentação do relatório, como uma forma de pressionar o Planalto a confirmar a indicação.

Se o convite for realmente feito hoje - até as 20h30 de ontem, a agenda oficial não havia sido divulgada e o Planalto não confirmava (tampouco desmentia) a reunião confirmada pelo PMDB - a estratégia representará uma mudança nos planos do presidente. Os aliados sempre disseram que Lula indicaria os ocupantes do cargo do segundo e terceiro escalão do setor de energia somente após a definição do titular do Ministério de Minas e Energia.

Conde estará acompanhado do ministro interino do MME, Nelson Hubner. O retorno de Silas ao cargo está indefinido. A Polícia Federal enviou ao Ministério Público seu relatório sem apontar o envolvimento de Silas na Operação Gautama.