Título: CPI do Apagão Aéreo convoca ministro
Autor: Jayme, Thiago Vitale e Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 02/08/2007, Política, p. A10

A CPI do Apagão Aéreo da Câmara aprovou ontem requerimento de convocação do novo ministro da Defesa, Nelson Jobim. O relator da comissão, deputado Marco Maia (PT-RS), pretende ouvir o ministro sobre as determinações feitas pelo Conselho de Aviação Civil (Conac) para desafogar o aeroporto de Congonhas (SP) depois do acidente com o avião da TAM no dia 17 de julho.

"Pretendemos ouvir o ministro e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. Mas vamos deixar o ministro Jobim tomar pé das coisas primeiro antes de ouvi-lo", disse Maia. Não há data prevista para nenhum dos dois depoimentos. O tenente-brigadeiro Saito seria ouvido ontem, mas a reunião realizada para análise dos dados da caixa-preta fez com quem sua presença fosse adiada. Os oficiais também demonstravam insatisfação com a convocação do comandante.

Ontem, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Jobim avisou que irá à comissão se for necessário. "Conversei com o deputado Marco Maia e disse que, na hora que eles quiserem, estou à disposição da CPI. Se há uma Casa que eu gosto é a Câmara", afirmou.

Ele não quis fazer análise sobre o acidente da TAM. "Sou juiz, não me pronuncio sobre algo que não me compete. Essa resposta não cabe ao Ministério da Defesa. Ainda que coubesse, diria que é precipitada qualquer conclusão sobre um fato que ainda está sob investigação. Não vou tomar qualquer conclusão sobre as causas do acidente. Essa conclusão cabe aos órgãos de investigação", disse Jobim.

O presidente da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que vai pedir à Aeronáutica a instauração de um inquérito militar para apurar o vazamento de informações das caixas-pretas do Airbus A320. Cunha mostrou um envelope lacrado, com os dados, durante sessão da CPI, para provar que não teriam saído da comissão as informações repassadas ao jornal "Folha de S.Paulo". O jornal publicou ontem trechos da transcrição do diálogo na cabine dos pilotos e afirmou ter tido acesso aos dados das caixas-pretas. (Com agências noticiosas)