Título: Aeronaves da TAM e BRA apresentam problemas
Autor: Jayme, Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 02/08/2007, Especial, p. A14

Dois incidentes foram verificados ontem em aviões das companhias TAM e BRA. No primeiro, um vôo da TAM foi cancelado quando se preparava para decolar no aeroporto de Belém (PA), no período da manhã. Segundo informou a empresa, os passageiros tinham embarcado e a aeronave estava pronta para sair quando o comandante decidiu cancelar a decolagem e acionar a chamada "manutenção não-programada". Havia 140 passageiros a bordo.

Os motivos que levaram o comandante a acionar a manutenção não foram divulgados. O avião - um Airbus A320, o mesmo modelo que se acidentou em São Paulo no dia 17 de julho, matando 199 pessoas, no maior acidente aéreo da história no Brasil - permanecia em conserto até a tarde de ontem.

O vôo 3890 da TAM deveria ter decolado em Belém às 10h35. O avião saíra de São Luís (MA) com destino a Manaus (AM) e escalas em Belém e Santarém (PA).

Também ontem foi verificada uma pane na turbina esquerda de um Boeing 767-300 da BRA . O defeito impediu a decolagem de um vôo no Recife programadao para às 6h30. O avião vinha de Lisboa, Portugal, e seguiria para Guarulhos, em São Paulo.

O problema obrigou o desembarque de todos os passageiros. Segundo a BRA, 185 pessoas estavam no avião, mas de acordo com os passageiros, eram quase 300. A aeronave tem capacidade para 310 passageiros.

O vôo saiu de Lisboa às 19h30 de terça-feira. Parte dos passageiros concordou em ir para um hotel providenciado pela BRA, mas a maioria permaneceu no aeroporto Internacional de Recife, para tentar embarcar para os destinos finais. (Agências noticiosas)