Título: Ainda indefinido nome para Infraero, diz Jobim
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 02/08/2007, Especial, p. A14

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou ontem que haja uma definição do nome para presidir a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). Ao longo do dia surgiu a especulação de que o indicado seria Sérgio Gaudenzi, atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), uma indicação do governo e que não passaria pela cota de Jobim.

O ministro reiterou que ainda está procurando um substituto para o brigadeiro José Carlos Pereira, atual presidente da estatal. "No momento certo, ele será anunciado", disse ele, durante entrevista após cerimônia de promoção dos novos oficiais generais.

Jobim também assegurou que não existe hipótese de o governo retroceder nas decisões tomadas pelo Conselho de Aviação Civil (Conac) para desafogar o aeroporto de Congonhas. "Congonhas não voltará a ser um ponto de conexão, distribuição de vôos, ponto", resumiu ele, de forma enfática. O ministro da Defesa adiantou que na semana que vem deverá reunir-se com os presidentes das companhias aéreas para analisar as reivindicações do setor, mas assegurou que "as regras são essas e as empresas terão que se ajustar".

No discurso de promoção dos novos generais, a primeira solenidade pública após a posse, Jobim aproveitou para afagar os militares. Em seu discurso, garantiu que "repensar a estrutura das Forças Armadas é um acerto de contas do país com o futuro". Segundo ele, essa postura visa implementar uma política de segurança nacional condizente com a realidade do século XXI, "uma política que combina com o espírito de lealdade das Forças Armadas", disse o ministro.