Título: Trocando em miúdos
Autor: Borges, André e Moreira, Talita
Fonte: Valor Econômico, 02/08/2007, Empresas, p. B3

WiFi - Sigla para Wireless Fidelity, ou Fidelidade sem Fio, em tradução livre. Mais encontrada em ambientes como aeroportos e hotéis, a rede WiFi permite que o usuário se conecte à internet sem a necessidade de se plugar a um cabo. Sua cobertura chega algumas centenas de metros. Prefeituras de pequeno porte têm usado o WiFi para "iluminar" não apenas ambientes internos, mas toda a região que o sinal da rede alcançar.

WiMax - O nome WiMax vem de Worldwide Interoperability for Microwave Access, ou Interoperabilidade mundial para acesso em microondas. A tecnologia segue a mesma lógica do WiFi, só que seu alcance é muito maior. Um sinal de rede WiMax pode cobrir um raio de até 70 quilômetros. A velocidade de tráfego de dados também é superior à do WiFi. Seu custo, porém, costuma exceder o de projetos com a tecnologia concorrente.

WiMesh - As redes WiMesh usam antenas instaladas em diferentes pontos para ampliar sua capacidade de transmissão. A vantagem é possibilitar a comunicação entre todos os pontos de transmissão sem necessidade de direcionar o tráfego de dados para uma antena central, o que evita congestionamento na rede. Se um endereço de internet que interliga dois pontos falha, a rede automaticamente encaminha os dados por outra rota.