Título: PT evita apagão aéreo e faz discurso voltado "aos pobres" na televisão
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 03/08/2007, Política, p. A8

Sem fazer referências diretas a qualquer crítica recebida pelo governo federal, o programa do PT, veiculado ontem em rede nacional no rádio e na televisão, destacou o "repúdio a qualquer exploração política" do acidente com o avião TAM, que levou à morte 199 pessoas. O partido diz que o governo não medirá esforços para desvendar as causas do acidente e manifestou pesar às famílias das vítimas.

Com um discurso voltado aos "pobres", e com um jingle destacando que o "PT é nosso, o PT é do povo", o partido levou à propaganda partidária nomes cotados para a eleição de 2008. A primeira a ser apresentada foi a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Na eleição passada, ela foi preterida pela legenda, que preferia apoiar o PCdoB. Candidata à reeleição, Luizianne disse que ajudou "aqueles que pouco têm, a superar os limites que a vida sofrida impõe".

Em seguida, ganhou destaque o presidente da CUT, Artur Henrique da Silva. Apesar de sempre destacar que a central sindical é autônoma em relação ao governo e ao PT, na propaganda da sigla o presidente da entidade destacou os ganhos dos trabalhadores, com o aumento real do salário mínimo e a correção da tabela do imposto de renda. Cotado para concorrer à Prefeitura de São Paulo, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, falou sobre o empenho do PT em manter um boa relação no Congresso.

O presidente da Contag, Manoel José dos Santos, disse que o PT olha pelos menos favorecidos. Esse discurso foi reforçado com os populares entrevistadas que apareciam dizendo que o PT governa para os mais carentes. "Pobre só entrava na universidade para limpar banheiro e assentar tijolo. Agora ele entra para estudar", disse uma entrevistada. Um entrevistado questiona: "O que é a democracia? É o povo no poder." Outros depoimentos reforçaram a idéia: "Prefiro o PT porque tem cara de povo. E eu sou povo"; "Mudou para todos. Não foi só para os ricos. Para os pobres também"; "É o melhor partido em termos de programa popular para a gente que é pobre".

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, falou dos investimentos do governo federal com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, cotado à Prefeitura de Belo Horizonte, ressaltou que o governo defende os princípios éticos e pintou a situação econômica no país como ideal: "a economia está bem, a inflação está controlada, temos recursos para investir, o país cresceu, com distribuição de renda", disse. Por fim, o partido destacou seu 3 Congresso Nacional, que dará as diretrizes para os próximos anos.