Título: Convite na internet chama para protesto
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 03/08/2007, Política, p. A9

Começou a circular ontem pela internet um convite a um ato nacional que se realizará neste sábado, chamado "Fora Lula! O Brasil acordou!". O convite pede que os interessados compareçam com "nariz de palhaço, caras pintadas, roupas negras e gargantas para vaia". No convite, há ainda os dizeres: "Ou gritamos basta e exigimos a moralidade da nação. Ou aceitaremos de braços cruzados mais uma indigesta e absurda pizza". A intenção é que as pessoas se manifestem a partir das 14h em nove capitais do país: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belém e Natal.

Uma das organizações que apóia o movimento é o Endireita Brasil. "Apoiamos tudo o que for contra o governo atual. Eu mesmo acabei sabendo disso e passei a repassar vários e-mails convocando as pessoas", afirma o advogado Gastão de Souza Mesquita Filho. Segundo o site do grupo, o Endireita é "uma associação sem fins lucrativos, mantida por contribuições de seus associados e simpatizantes, e não está subordinado ou vinculado a nenhum partido político", cujo objetivo é "identificar e apoiar, pessoas e idéias, que possam transformar o cenário político brasileiro num ambiente onde a estrita observância da moral e da ética seja regra e não exceção, dentro de um Estado Democrático de Direito". Ainda segundo o site, o movimento pretende "tornar-se referência no cenário político como um núcleo coerente de pensamento e de irretocável postura moral e ética, e que defende a consolidação de uma nova direita no Brasil".

Dentre os princípios do movimento, estão a "primazia das liberdades individuais sobre o interesse coletivo; livre iniciativa e livre mercado; respeito às leis, aos contratos e à propriedade privada; governo limitado e sólidos valores morais e éticos". O site do movimento recomenda artigos e sites para visitação. Nos artigos, estão "Um direitista, com muito orgulho", do jornalista francês Gilles Lapouge, a respeito do primeiro-ministro da França, Nicolas Sarkozy; "A falta que faz a direita", de Carlos Alberto Sardenberg; e "Direita, volver", do ex-deputado federal Roberto Jefferson.

Entre os links, estão o do Leadership Institute, organizaçãoamericana fundada por Morton Blackwell, importante líder do Partido Republicano nos EUA. A instituição, segundo a descrição no site, "treina futuros líderes conservadores". Além desse, também há a dica para visitação dos sites do filósofo conservador Olavo de Carvalho, dos jornalistas Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo e da União Democrática Ruralista (UDR). (CJ)