Título: Seguradora aumenta provisão e cresce
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 07/08/2007, Finanças, p. C10

A Bradesco Seguros e Previdência registrou lucro líquido de R$ 1,225 bilhão no semestre, aumento de 17,7% em relação ao mesmo período de 2006. A empresa foi responsável por 31% do resultado global do banco. O semestre na Bradesco Seguros foi marcado por forte aumento de provisões, tanto na área de saúde, quanto na área de previdência.

Na carteira de saúde, houve aumento de R$ 250 milhões. Com isso, ocorreu uma piora significativa no índice combinado, principal indicador do setor de seguros que avalia a eficiência operacional da empresa. Quanto menor, melhor. O indicador ficou em 109% no terceiro trimestre, frente a 101,9% em igual período de 2006. Quando se exclui o efeito do reforço na provisão, o indicador cai para 94,7%.

A provisão foi feita para fazer frente à deficiência dos reajustes nos planos para pessoas físicas. Os aumentos que ocorreram par o segmento sempre ficaram abaixo da chamada inflação médica, que avalia, por exemplo, os custos hospitalares. Com isso, foi necessário o reforço para fazer frente a futuros sinistros. São 279 mil vidas seguradas, número que vem caindo ao longo dos anos. Em junho do ano passado, 305 mil. Os prêmios emitidos na área de saúde bateram em R$ 2,07 bilhões, alta de 9%.

Também houve aumento das provisões técnicas. Por causa do envelhecimento da população, a seguradora resolveu adotar uma tábua atuarial mais conservadora, que prevê maior expectativa de vida dos clientes. Com isso, as provisões totais do grupo subiram de R$ 44 bilhões no final de junho do ano passado, para R$ 53 bilhões. Só no segundo trimestre, foram R$ 2,8 bilhões.

A receita com as operações de seguros, previdência e capitalização somaram R$ 13,68 bilhões no semestre, alta de 10,9%. Os destaques em crescimento foram as vendas de VGBL, com alta de 32%, seguido pelos seguros de vida (10%) e capitalização (12%). Os ramos elementares, que incluem os grandes riscos, subiram 13%. A decepção foi com os autos, com queda de 3% por conta de preços menores das apólices.

Márcio Cypriano, presidente do Bradesco, afirma que a seguradora vem sendo um dos "pilares de maior destaque" dentro do banco, com números recordes. (ASJ)