Título: Cartões de crédito têm em agosto maior volume de compras do ano
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 09/08/2007, Finanças, p. C2

Apesar do crescimento do débito, os cartões de crédito continuam movimentando, em volume financeiro, muito mais recursos, pois são usados para compras de maior valor. O gasto médio com cartão de crédito é de R$ 77, enquanto no débito está em R$ 44. Em agosto, os cartões de crédito devem movimentar R$ 15,4 bilhões, o maior volume mensal do ano, com expansão de 21,4% em relação ao mesmo mês de 2006, segundo estimativas da Itaucard.

A previsão é que sejam emitidos um milhão de plásticos este mês. Com isso, o total deve chegar a 88 milhões de unidades, aumento de 18,6% no mesmo período de comparação. Os cartões de débito já chegam na casa dos 200 milhões de unidades.

Os plásticos de crédito da bandeira Visa movimentaram US$ 36,3 bilhões nos 12 meses encerrados em março, alta de 23%, segundo o balanço mais recente da bandeira. Em unidades, houve crescimento de 33%, para 45,3 milhões cartões. Já no segmento de débito, são 109,7 milhões de cartões que movimentaram US$ 21,5 bilhões, crescimento de 23%. Considerando os dois tipos, os recursos movimentados somaram US$ 57,8 bilhões, alta de 23%.

A previsão da Itaucard é que o setor de cartões de crédito cresça 20% em 2007, com volume movimentado de R$ 181 bilhões. O Nordeste deve liderar o crescimento, com alta de 26%. Em unidades, serão 15% de plásticos a mais, chegando a 92 milhões.

Eduardo Chedid, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil, atribui a manutenção do forte ritmo de crescimento dos cartões - sempre acima dos dois dígitos - às emissões de plásticos para as classes de menor renda.

Na sua avaliação, para os menos endinheirados, o cartão tem um ciclo diferente da alta renda. Primeiro, há uma fase de aprendizagem. Só depois as pessoas começam a usar o cartão. Por isso, é fundamental estimular o uso nos três meses após a emissão. Com o aumento das parcerias entre bancos e redes varejistas, uma das estratégias é emitir o cartão na própria loja onde é feita a adesão. O objetivo é estimular a primeira transação já dentro da loja. Para isso, a Visa criou um plástico sem as letras em alto revelo, como é comum. Ele tem emissão mais rápida e barata.

Chacon acrescenta que o crescimento do "embandeiramento" dos cartões antes emitidos por redes de loja, com bandeira própria, também explica o crescimento do setor. O Carrefour, por exemplo, está trocando parte de sua base de plásticos por cartões da Visa.