Título: Na Europa, saídas não são a cada 15 minutos
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 13/08/2007, Brasil, p. A4

Trens de alta velocidade não saem como ônibus da rodoviária, a cada 15 minutos. Pelo menos não é assim que funcionam as principais linhas na Europa.

A mais antiga (começou a funcionar em 1981) linha ferroviária de alta velocidade da Europa, o TGV que liga as duas principais cidades da França, Paris e Lyon, tem hoje 22 saídas diárias (de cada cidade), o que dá menos de uma por hora. A viagem, de 425 km, dura 1h54 e custa 60 euros (cerca de R$ 156) na segunda classe.

A linha que liga as duas maiores metrópoles européias, Paris e Londres, é ainda mais restrita. Tem apenas 14 partidas diárias de cada cidade. O percurso, de 380 km (que passa pelo túnel do Canal da Mancha), é feito em 2h38, devido a limitações de velocidade no túnel e do lado britânico. A passagem do Eurostar custa 231 euros (cerca de R$ 600).

Na Alemanha, há apenas dez partidas diárias de trens de alta velocidade (o ICE) de Frankfurt, a capital econômica do país, para Berlim, a capital político-administrativa. A distância, de cerca de 600 km, é percorrida em 4h, bem mais lento que o TGV, pois as linhas alemãs ainda não estão totalmente desenvolvidas. O preço da passagem é de 104 euros .

Na Itália, o trecho Roma-Milão, o mais movimentado do país, também é servido por dez saídas diárias de cada cidade em trens ETR de alta velocidade. A linha, de 632 km, atravessa áreas montanhosas e é percorrida em 4h30. A passagem custa 51 euros.

Este ano foi inaugurada a linha internacional direta Paris-Frankfurt, mas por enquanto há uma única saída por dia.