Título: Schincariol aumenta a receita para R$ 2,54 bi
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 21/01/2005, Empresas &, p. B6

O grupo Schincariol divulgou ontem seus primeiros dados consolidado depois do lançamento da cerveja Nova Schin, em setembro de 2003. No ano passado, a empresa faturou R$ 2,54 bilhões, 58% acima do ano anterior. O segmento de cervejas respondeu por 79,3% do faturamento e o de refrigerantes, água e sucos, por 20,7%. A receita líquida da empresa no período totalizou R$ 1,37 bilhão, um aumento de 48,6% em relação aos R$ 926 milhões registrados em 2003. O lucro operacional foi de R$ 82,9 milhões, contra um prejuízo de R$ 12,2 milhões no ano anterior. Embora o balanço seja auditado pela Trevisan e, de acordo com a Schincariol, será divulgado em jornal de grande circulação, a empresa não divulgou a última linha do balanço: o lucro líquido. "Pode considerar praticamente o mesmo valor do lucro operacional", disse José Francischinelli, diretor financeiro. O grupo Schincariol é de capital fechado e não é obrigado a publicar balanço. O lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização ficou em R$ 162 milhões, 230% acima do ano anterior. Os impostos pagos somaram R$ R$ 1,16 bilhão. De acordo com Adriano Schincariol, superintendente, a empresa irá investir R$ 600 milhões em 2005 entre marketing, inovações e novas fábricas. A verba de marketing da companhia vem crescendo substancialmente desde o lançamento da Nova Schin. Foi de R$ 120 milhões em 2003, R$ 180 milhões em 2004 e terá um crescimento de 50% neste ano, totalizando R$ 280 milhões. A companhia deve encerrar 2005 com uma capacidade de produção de 3 bilhões de litros em nove unidades, incluindo Benevides, no Pará, e a nova unidade de três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O mercado brasileiro de cervejas consumiu 8,5 bilhões de litros e a Schincariol vendeu 1,42 bilhão, o equivalente a 16,4%. A última medição AC Nielsen, contudo, mostra a empresa com 13,1% de participação. A cervejaria chegou a contestar formalmente os dados Nielsen. (DD)