Título: Alta do dólar não é ruim, diz a Fazenda
Autor: Galvão, Arnaldo
Fonte: Valor Econômico, 15/08/2007, Finanças, p. C6

O governo está mais preocupado com a turbulência financeira internacional do que com os eventuais efeitos sobre a inflação e a desvalorização do real frente ao dólar. Ontem, em mais um dia de estresse no mercado, a moeda americana fechou a R$ 1,9850, com alta de 2,1%. "Estou olhando menos o dólar e mais a turbulência internacional. Estamos atentos para ver se ela não tem implicações no Brasil. Até agora, só afetou mercados de juros de ativos internacionais. O dólar subiu um pouco, mas esse não é um problema ruim para o Brasil. Nossa questão é saber até que ponto essa turbulência continua", comentou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Ele ressaltou que os bancos centrais europeu e norte-americano já declararam que vão dar a liquidez que for necessária para o mercado garantia de que não haverá alastramento da crise.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que encontrou-se ontem com Mantega, disse que o mercado "está funcionando na mais absoluta normalidade no Brasil e estamos monitorando cuidadosamente os mercados internacionais".

Mantega admitiu que a empresa brasileira que tentar vender títulos neste momento vai pagar taxa maior mas acredita que o quadro é passageiro. "O próprio risco Brasil cresceu nesses dias. Qualquer operação financeira pagará mais"

O ministro da Fazenda também ponderou que as empresas têm recursos suficientes em caixa e os bancos brasileiros não estão envolvidos no crédito imobiliário de risco (subprime), o centro da crise financeira internacional. "O Brasil tem reservas bastante elevadas, estamos muito confortáveis nessa crise", comentou.

Sobre o comportamento do dólar, Mantega disse que é imprevisível, mas procurou destacar que a turbulência não afeta o crescimento. "Ninguém está suspendendo investimentos por causa da turbulência. Pelo contrário, os investimentos estão indo muito bem. Portanto, o mercado consumidor também não é afetado", afirmou.

O fato de o BC não ter realizado ontem o leilão de compra de dólares, significou, para Mantega, apenas que não há um comportamento previsível. "Não trabalhamos com um patamar pré-estabelecido de dólar. O dólar é flutuante. O que estamos vendo agora é que ele flutua para cima também. Todos diziam que só flutuava para baixo e agora está provado que flutua para cima", disse o ministro.