Título: Sepúlveda anuncia aposentadoria
Autor: Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 16/08/2007, Política, p. A9

O ministro Sepúlveda Pertence formalizou, na noite de ontem, pedido de aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, ele não participará do julgamento do inquérito do mensalão, previsto para a semana que vem. Pertence é o decano do STF - o ministro mais antigo da Corte. Ele está desde 1989 no Supremo e é considerado o mais influente entre seus pares. De acordo com a assessoria do STF, Pertence ficará até amanhã no tribunal. Ele se aposentaria em 21 de novembro próximo, quando completará 70 anos, mas resolveu antecipar o pedido.

Agora, o presidente Lula indicará mais um ministro ao STF. Lula já indicou seis ministros entre os onze atuais: Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia Antunes Rocha. Em 2010, Eros se aposentará e Lula indicará o oitavo ministro na Corte.

Ontem, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, afirmou que surgiram mais provas no caso do mensalão e, se o STF autorizar o início da ação penal, haverá um reforço nos indícios contra as 40 pessoas envolvidas. "Se o Supremo aceitar a denúncia abre-se espaço para o campo probatório", disse Antonio Fernando. Segundo ele, as perícias continuaram desde que foi aberto o inquérito, em julho do ano passado, e a investigação foi reforçada. Caso seja iniciada a ação penal, serão feitas novas perícias, coletados novos documentos, convocadas mais testemunhas e serão feitos novos depoimentos, explicou o procurador-geral.

O inquérito do mensalão envolve ex-ministros do governo Lula, como José Dirceu e Luiz Gushiken, além de vários ex-dirigentes petistas e parlamentares. "A denúncia se sustenta em fatos. As provas que já estão ali serão corroboradas por outras tantas. Há mais material hoje do que antes (do inquérito)", disse Antonio Fernando.