Título: Lucro da Embraer cai 50% no segundo trimestre
Autor: Nakamura, Patrícia
Fonte: Valor Econômico, 16/08/2007, Empresas, p. B7

A normalização do ritmo de produção no segundo semestre dará condições à Embraer de cumprir o cronograma de entregas deste ano, cuja meta é de 165 e 170 aeronaves em 2007. A cadência da produção subiu de 13 para 14 jatos da família 170/190 por mês. No acumulado do primeiro semestre, a empresa entregou 61 aeronaves, sendo 36 só no segundo trimestre, o mesmo montante obtido no mesmo período do ano passado. Essas vendas geraram receita líquida de R$ 2,1 bilhões, 2,4% menor ante o ano anterior. Já a valorização do real sobre o dólar, despesas financeiras e os custos operacionais fizeram o lucro da companhia cair 48,5%, de R$ 155 milhões para R$ 79,7 milhões.

De acordo com o vice-presidente de relações com investidores, Luiz Pizarro Manso, a venda de aeronaves mais sofisticadas em relação ao ano passado não foi capaz de absorver totalmente a desvalorização do dólar entre abril e junho, na ordem de 9%. A empresa, que na época trabalhava com o dólar a R$ 1,85, deverá rever suas projeções.

O executivo disse ainda que o problema com a cadeia de suprimentos (principalmente o fornecimento das asas, feita pela Kawasaki até meados do ano passado e depois assumida pela Embraer) foi superado e que os gastos com treinamento de pessoal devem cair nos próximos balanços. O resultado trimestral mostra que o segmento de jatos comerciais representou 62,4% da receita (R$ 1,36 bilhão), ante a participação de 69% no mesmo período do ano passado. A aviação de defesa e governo saltou de 5,8% para 9% no peso das receitas, enquanto o segmento de jatos executivos saiu de 10,8% para 15% no mesmo período. A área de serviços ao cliente caiu de 13,4% para 11,9%.

A geração de caixa da Embraer pelo conceito lajida caiu de R$ 305 milhões (margem lajida de 13,6%) para R$ 78,7 milhões (e margem de 3,6%), em decorrência das despesas operacionais e comerciais, principalmente com a desvalorização do dólar e custos de campanhas de comercialização dos jatos executivos, bem como suporte de operação aos clientes da área de aviação comercial.

Pizarro Manso informou ainda que a Embraer dá continuidade ao projeto de uma aeronave voltada para o segmento de transporte militar e que também trabalha no desenvolvimento do mockup (maquete em tamanho real) de seu projeto de um novo jato executivo, entre o Phenom 300 e Legacy 600. A linha Phenom (com os modelos 100 e 300) já alcançou vendas de mais de 500 unidades até agora.

A Embraer também comentou que reduziu a estimativa para a margem bruta de 2007, de 30% para algo entre 23% e 24%, em US GAAP, por causa do aumento dos custos e também por realinhamento de práticas contábeis.