Título: Distribuidoras encaram travas ao biodiesel
Autor: Bouças, Cibelle
Fonte: Valor Econômico, 20/08/2007, Agronegócios, p. B13

As distribuidoras de combustíveis encontram dificuldades para cumprir as metas de distribuição do biodiesel no país este ano. A BR Distribuidora, que previa chegar a julho deste ano com uma distribuição média de 35 milhões de litros de biodiesel ao mês, está comercializando 21 milhões. A Ipiranga previa para este ano vender 250 milhões de litros do B2 (o equivalente a 5 milhões de litros de biodiesel puro), chegando a 40% das vendas totais de diesel. Hoje, no entanto, a participação do B2 nas vendas de diesel está em 20%. A AleSat também relata problemas para cumprir metas.

"Muitas vezes o biodiesel não é produzido no prazo e a empresa tem que direcionar os caminhões para outra usina, ou esperar de três a quatro dias no pátio para carregar os tanques", afirma Cyro Souza, diretor de operações da AleSat. Segundo ele, a demanda cresceu rapidamente e algumas usinas não conseguem atender à procura. A AleSat adquiriu 30 milhões de litros de biodiesel puro e afirma ter estrutura logística para adquirir e comercializar todo o produto neste ano. Em torno de 65% do diesel que vende no país já possui a mistura de 2% (o B2).

José Augusto Dutra Nogueira, diretor de operações da Ipiranga, também diz que o atraso no cumprimento das metas deve-se a problemas para a retirada do produto nas usinas de biodiesel. "Muitas usinas não entraram em operação no prazo previsto por falta de documentação ou por outro motivo, o que trouxe algum transtorno", afirma. A Ipiranga adquiriu 80 milhões de litros de biodiesel nos leilões e diz ter condições de utilizar todo o produto até dezembro. O volume, segundo ele, será suficiente para misturar o biodiesel em todo o diesel que vende. Hoje, o índice de mistura está em 25%.

Em entrevista recente ao Valor, Paulo Roberto Costa, diretor de abastecimento da Petrobras havia informado que apenas 41% do biodiesel negociado foi entregue no prazo. De 876 milhões de litros negociados em cinco leilões, foram retirados nas usinas 196 milhões de litros. Como é sabido, a Soyminas, que negociou a venda de 8,7 milhões de litros, não conseguiu cumprir a meta. A Brasil Ecodiesel negociou nos leilões 488 milhões de litros e precisa fazer a entrega de 400 milhões de litros nos próximos meses. A Caramuru, que negociou 30 milhões de litros nos leilões, ainda não inaugurou sua usina em São Simão (GO). A Renobrás, que negociou 900 mil litros, e a Fiagril, que fechou a venda de 27,5 milhões de litros nos leilões, foram autuadas no início do ano por falta de inscrição estadual.

A BR Distribuidora informou, por meio de sua assessoria, que além do atraso nas entregas, teve que devolver o produto a algumas usinas, por não apresentarem a qualidade estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A BR distribui 21 milhões de litros de biodiesel por mês (66% do que previa) e faz a distribuição em 93% dos postos que possui no país.