Título: Vale terá 20% de siderúrgica no ES
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/08/2007, Negócios, p. B18

Usina será construída em parceria com a chinesa Baosteel e vai produzir 5 milhões de toneladas de placas de aço.

A Companhia Vale do Rio Doce informou ontem que terá participação de 20% em uma usina siderúrgica integrada de produção de placas de aço, a ser construída no Espírito Santo em parceria com a chinesa Baosteel. O grupo chinês ficará com 80% do projeto.

A definição da participação da Vale faz parte de um memorando de entendimento assinado entre as duas empresas. O empreendimento terá inicialmente capacidade para produzir 5 milhões de toneladas anuais, informou a Vale em um comunicado.

A usina será construída no pólo industrial e de serviços de Anchieta, e a expectativa é que gere cerca de 3 mil empregos diretos quando em operação.

O projeto substitui o anteriormente planejado para o Maranhão, explicou em entrevista recente o presidente da companhia, Roger Agnelli, já que não houve acordo sobre o local de instalação com o governo daquele Estado. O projeto do Maranhão previa uma usina com capacidade de produção de cerca de 4 milhões de toneladas de placas de aço anuais na primeira fase, com custo estimado em aproximadamente US$ 2,5 bilhões.

Os valores do investimento no Espírito Santo ainda não foram revelados. O governo do Estado já anunciou, porém, que o projeto da siderúrgica poderia atingir no futuro uma capacidade de produção de 10 milhões de toneladas por ano.

A Vale participa ainda da construção de uma siderúrgica no Rio em parceria com a alemã ThyssenKrupp Steel AG, com 10% do capital, e planeja construir outra no Ceará, com a coreana Dongkuk Steel e a italiana Danieli, cujos obstáculos em relação ao fornecimento de gás também têm adiado sucessivamente o início do projeto.

'Essa iniciativa está em linha com a estratégia da Vale de atrair novos investimentos na indústria siderúrgica no Brasil, aumentando assim o consumo de minério de ferro e gerando empregos, renda e exportações', diz a Vale em nota.

PARCERIA

No final de março, a Baosteel havia anunciado um outro acordo para a construção de uma siderúrgica no Brasil. Em parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a empresa pretende erguer uma usina em Itaguaí (RJ), onde a CSN tem um porto para a exportação de minério de ferro. O investimento divulgado à época foi de US$ 3 bilhões, para uma usina com capacidade 4,5 milhões de toneladas anuais de placas de