Título: País estuda cooperação com a Índia no campo nuclear
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/08/2007, Brasil, p. A4

A recente assinatura do acordo de cooperação nuclear entre a Índia e os Estados Unidos facilita a aproximação entre os governos indiano e brasileiro para colaboração em usos pacíficos desse tipo de energia, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele se reuniu ontem com o secretário do Exterior da Índia, Shyam Saran, que informou ao Itamaraty sobre o acordo firmado no mês passado com os Estados Unidos. O acordo deu status peculiar à Índia, que não é signatária dos acordos de não proliferação nuclear e desenvolve um programa de uso da energia nuclear para fins bélicos.

O acordo Índia-Estados Unidos, para ter eficácia, terá de receber concordância dos grupo dos chamados países supridores de material nuclear, do qual faz parte o Brasil. Índia e Brasil tinham um acordo de cooperação nessa área, extinto no governo de Fernando Henrique Cardoso após a realização de testes indianos com bombas atômicas.

Em junho, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia, o tema chegou a ser discutido entre os dois governos. "Sempre disse que qualquer coisa que houvesse de cooperação entre Brasil e Índia em matéria nuclear teria de ficar sob salvaguardas, então esse acordo (com os EUA) com as salvaguardas que farão, de certa maneira facilitará o nosso", disse Amorim. A Índia não é signatária do Tratado de Não Proliferação Nuclear, mas é um dos principais aliados dos Estados Unidos na contenção da radicalização islâmica no vizinho Paquistão. A visita de Saran, uma espécie de secretário-geral do Ministério de Relações Exteriores da Índia, teve como principal objetivo atualizar as autoridades brasileiras sobre o assunto, revelou Amorim. (SL)