Título: Secretaria quer iniciar construção de sede em 2008
Autor: De Brasília
Fonte: Valor Econômico, 21/08/2007, Brasil, p. A2

A Receita Federal do Brasil está buscando verbas orçamentárias para iniciar, no ano que vem, a construção de seu edifício-sede. Um terreno de 9 mil metros quadrados foi cedido pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) em abril.

O secretário da Receita, Jorge Rachid, confirmou ontem que já foi levada a demanda ao Ministério do Planejamento para começar a obra no próximo ano. Ele afirmou que a idéia, ainda embrionária, é que o prédio abrigue 1.880 servidores numa área de aproximadamente 50 mil metros quadrados.

De acordo com informações obtidas pelo Valor, o esboço do prédio da Super Receita - nascida da fusão da Receita Federal e da Receita Previdenciária - prevê a construção de quatro torres de 16 andares cada uma. No centro, unindo as torres, estará um heliporto. A vista aérea do conjunto de edifícios vai revelar a logomarca da Receita. A mesma idéia já foi usada no edifício sede do Banco Central.

Rachid fez questão de explicar que isso é apenas uma sugestão, há que ainda não foi contratado o projeto arquitetônico, processo que costuma demorar cerca de um ano. "Tudo será muito racional. É uma obra que levará quatro ou cinco anos para ser concluída", afirmou. O padrão de área que a Receita tem de respeitar é de 12,5 metros quadrados por servidor.

Representantes de construtoras que já realizaram obras semelhantes em Brasília foram consultados para que estimassem o custo da construção de um edifício com área de 50 mil metros quadrados para abrigar quase 2 mil pessoas. Analisando a imagem do esboço das torres da Super Receita, calcularam que o valor deve ficar entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões, dependendo do acabamento escolhido para as instalações.

A sede da Super Receita ficará no Setor de Autarquias Norte, região central na capital federal. O terreno foi cedido, sem encargos, pela Terracap à União. Há um compromisso de construir no local para que a doação seja definitiva.

Atualmente, a Receita Federal ocupa dez prédios espalhados por Brasília. Alguns deles são alugados. Com a criação da Super Receita, o número de pessoas trabalhando aumentou muito porque foram integrados profissionais da extinta Secretaria da Receita Previdenciária.