Título: Brasil tem oitavo maior arsenal de armas leves do mundo
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 29/08/2007, Brasil, p. A5

Com 15,3 milhões de pistolas e armamentos de pequeno calibre, e taxas de homicídio por armas de fogo que ultrapassam as de alguns países em guerra, o Brasil tem o oitavo maior arsenal de armas leves do planeta. É o que diz a Small Arms Survey, um centro de pesquisa do Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra, financiado por países industrializados.

Em seu relatório anual, divulgado ontem, o centro destaca a explosão da violência armada no Brasil, que atribui a uma urbanização descontrolada, aliada à desigualdade social e impunidade persistentes. Estima que só 10% dos homicídios são julgados e condenados e aponta a polícia do Rio de Janeiro como envolvida em tráfico de munições que alimenta a "violência extrema" na cidade. Para a entidade, o tráfico de drogas, disponibilidade de armas, os lucros com atividades criminosas, o deslocamento social e a impessoalidade nas grandes cidades são capazes de despertar conflitos urbanos no Brasil e outros países.

"Não é guerra civil, mas a explosão da violência por armas de fogo no Brasil chega a tal ponto que supera a de países quando em guerra na América Latina ou África", afirmou o diretor do projeto, Keith Krause. Pelos cálculos da entidade, os homicídios por armas de fogo no Brasil triplicaram em 20 anos: eram sete por 100 mil habitantes em 1982, e passaram para 21 em 2002. O brasileiro pode ser até o homem cordial, mas nove entre 100 dispõem de pistolas e outras armas leves - o campeão mundial são os Estados Unidos, com 90 armas por 100 civis.

No país, os homens correm 17 vezes mais perigo de serem mortos pela violência armada nas áreas urbanas do que as mulheres (a diferença diminui nas zonas rurais). Os jovens representam a população que mais corre perigo, sobretudo os que estão desempregados e abandonaram a escola. Famílias que têm um só dos pais são igualmente afetadas e os negros são mais vítimas que os brancos.

"O Brasil continua a ser o campeão mundial em mortes por armas de fogo em termos absolutos", segundo a brasileira Ilona Ilona Szabo de Carvalho, do Programa de Segurança Humana do Viva Rio, que faz pesquisa no Small Arms Survey. De 45 mil homicídios no país em 2004, 36 mil são atribuídos à violência armada. Recife seria a capital mais violenta do país, com 56,5 mortos por 100 mil habitantes, seguida de Cuiabá (48,4) e Rio de Janeiro (43).

Num estudo que está terminando, Ilona estima que o custo da violência no Brasil pode chegar a 10,5% do Produto Interno Bruto (PIB). O relatório aponta que a urbanização descontrolada tem sido acompanhada de diminuição dos níveis de segurança pública, com desigualdade crescente dentro de uma mesma cidade.