Título: Onda antitabagista fez consumo interno cair 10% nos últimos 4 anos
Autor: Ivana Moreira
Fonte: Valor Econômico, 27/01/2005, Especial, p. A12

Enquanto o cigarro de palha ganha mercado, a indústria do cigarro de papel, pelo menos a legalizada, enfrenta dificuldades para aumentar as vendas. O consumo caiu 10% nos últimos quatro anos, de 150 bilhões de unidades em 2001 para 135 bilhões de unidades em 2004. Os números são do sindicato das indústrias, o Sindifumo. O dados da Secretaria da Receita Federal confirmam a estagnação. A produção nacional se manteve no mesmo nível nos últimos quatro anos. Em 2001, foram produzidos 5,34 bilhões de maços. Em 2002, a produção caiu para 5,24 bilhões. No ano seguinte, ficou em 5,28 bilhões de maços. Os números do ano passado ainda não foram fechados. Mas o volume acumulado até outubro, de 4,38 bilhões de maços, indica que a produção não ultrapassou os níveis de 2003. Uma das maiores indústrias de cigarros instaladas no país, a Souza Cruz não revela os volumes. Mas reconhece que houve declínio na produção. Segundo sua assessoria de imprensa, a companhia aumentou sua participação de mercado no ano passado. Mas em termos de volume, houve queda na comparação entre os números de 2004 e 2003. Não se trata se uma tendência mundial e sim um fenômeno brasileiro, segundo o presidente do Sindifumo, Cláudio Henn. No resto do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, o consumo de cigarros convencionais cresce num ritmo de 0,6% ao ano. "Não gosto de dizer isso, mas tem gente realmente deixando de fumar no Brasil", diz. Henn admite que a onda antitabagista no país é, em grande parte, responsável pela mudança no hábito de consumo dos brasileiros. "Hoje em dia há muita restrição para fumar em lugares públicos, como aeroportos ou restaurantes", observa. De acordo com o presidente do Sindifumo, as vendas caíram até mesmo para os cigarros clandestinos, que são outra dor de cabeça para as indústrias. Elas estimam que um terço dos cigarros vendidos no Brasil tenham origem clandestina..(IM)