Título: Oposição quer convocar ministros
Autor: Tarso Lyra, Paulo de, e Arnaldo Galvão
Fonte: Valor Econômico, 24/08/2007, Política, p. A12

A comissão especial criada para analisar as propostas de prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e da Desvinculação dos Recursos da União (DRU) teve ontem sua primeira reunião. E a oposição já começou os trabalhos na ofensiva, pedindo a convocação de diversos ministros do governo.

Tão logo começou a primeira reunião da comissão especial, o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) apresentou uma série de requerimentos de convocação de autoridades do governo e de fora do governo. A sigla quer convocar os ministros Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento), Mangabeira Unger (Planejamento de Longo Prazo) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), além do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Da área privada, tiveram seus nomes incluídos nos requerimento do DEM o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, uma representante da Associação das Donas de Casa de Belo Horizonte - que aderiu ao movimento contrário à CPMF - e Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. O presidente de honra do PR de São Paulo e professor Marcos Cintra e o ex-secretário da Receita Everardo Maciel completam a lista.

"Diferente do que o PT fazia quando era oposição, que só criticava, nós queremos fazer um debate intenso na comissão, para que a sociedade exponha sua posição e que o defensores da CPMF participem da discussão", disse o democrata, ao lembrar que grande parte dos convocados - mesmo aqueles de fora do governo - é favorável à prorrogação do imposto.

O DEM quer fazer as convocações na forma de debate. Skaf e Mantega, por exemplo, seriam colocados frente a frente. O governo dificilmente vai aceitar a proposta. "Não tem a menor chance. Coloca-se ministro para debater com ministro. Mas Mantega com Skaf não dá", reclamou um parlamentar da alta cúpula governista.

Os requerimentos serão votados em reunião a ser realizada na terça-feira. Ontem, depois da eleição de Pedro Novais (PMDB-MA) para a presidência e de Antonio Palocci (PT-SP) para a relatoria, a CPI escolheu os três vice-presidentes. O primeiro vice-presidente será Colbert Martins (PMDB-BA), o segundo será Rodrigo de Castro (PSDB-MG) e, o terceiro, Sandro Mabel (PR-GO).

A CPMF e a DRU têm seus prazos de validade encerrados em 31 de dezembro. O governo quer prorrogá-las para 2011.