Título: Pilotos serão julgados à revelia
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/08/2007, Brasil, p. B5

Os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que se envolveram no acidente com o avião da Gol em setembro do ano passado, serão julgados à revelia no processo em que são acusados de co-participação na tragédia, que deixou 154 mortos. A confirmação foi feita ontem à tarde pelo juiz federal Murilo Mendes, de Sinop (MT), onde corre o processo, em razão da ausência deles na audiência em que seriam ouvidos pela primeira vez.

Os dois foram denunciados pelo Ministério Público Federal por expor a perigo embarcação ou aeronave culposamente (sem intenção). O acidente aconteceu quando o Legacy 600, da ExcelAire, se chocou em pleno vôo com o Boeing 737-800. O avião da Gol voava na altitude correta para a aerovia entre Manaus e Brasília, 37 mil pés. O jatinho executivo vinha equivocadamente na mesma rota. Na semana passada, os advogados da defesa haviam anunciado a intenção dos pilotos de não comparecer à audiência.

Hoje será a vez dos depoimentos dos controladores Lucivando Alencar, Leandro Barros, Felipe Reis e Jomarcelo Fernandes. Os três primeiros estão denunciados por expor a perigo embarcação ou aeronave culposamente. Jomarcelo também responde pelo mesmo crime, mas de forma dolosa (intencionalmente).