Título: Luiz Fernando Corrêa assume a PF e Lacerda vai para
Autor: Romero Cristiano, e Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 30/08/2007, Política, p. A8

José Cruz/ABr Luiz Fernando Corrêa, o novo superintendente: delegado da PF, secretário nacional de Segurança Pública é especialista em crime organizado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu ontem trocar a cúpula de dois órgãos governamentais ligados à área de segurança: a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Lula nomeou Luiz Fernando Corrêa, atual secretário Nacional de Segurança Pública, para comandar a PF e deslocou o atual diretor-geral da polícia, Paulo Lacerda, para a Abin, em substituição a Márcio Buzanelli.

A definição aconteceu no início da noite de ontem, quando o presidente convocou reunião com Corrêa, Lacerda e o ministro da Justiça, Tarso Genro. Num encontro rápido, Lula fez os convites, que foram imediatamente aceitos.

A saída de Paulo Lacerda da PF estava prevista há meses. No início do ano, depois da saída de Márcio Thomaz Bastos do comando do Ministério da Justiça, Lacerda, que assumira a PF em janeiro de 2003, contra a vontade do PT, manifestou a intenção de deixar o cargo. Sua alegação era a de que quatro anos à frente da PF é um período "muito longo".

Com o aval de Lula, o ministro Tarso Genro, o substituto de Thomaz Bastos, pediu a Lacerda para permanecer na função por mais algum tempo, até que fosse possível fazer a transição para uma nova cúpula na PF. O temor do governo era que grupos internos, interessados em assumir o comando da corporação, iniciassem uma disputa intestina, levando o novo ministro da Justiça a perder o controle da polícia.

"Lula gosta muito de Paulo Lacerda e mandou avisar a ele que gostaria de mantê-lo no governo", contou um ministro. Prestigiado, Lacerda passou a receber sondagens. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, gostaria que ele assumisse a presidência do Instituto Chico Mendes, recém-criado pelo governo para cuidar das unidades de conservação ambiental do país. Deslocar um policial experiente para essa função seria uma forma, segundo um ministro, de combater o avanço de fazendeiros sobre os parques nacionais.

Lacerda esteve cotado também para comandar o INSS. Sua experiência acumulada no combate à corrupção, nos últimos quatro anos, era vista como uma vantagem para o enfrentamento de fraudes no sistema previdenciário.

Lula acabou decidindo nomear Lacerda para ser o quarto presidente da Abin, desde 2003. Goiano de Anápolis, ele está na PF desde 1975. Ficou conhecido por ter comandado as investigações que desvendaram o esquema de corrupção do empresário Paulo César Farias, o PC, que resultou no impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

Também policial federal de carreira, Luiz Fernando Corrêa, o novo diretor da PF, é secretário Nacional de Segurança Pública desde novembro de 2003. Especialista em combate ao crime organizado, ganhou a confiança de Lula durante os Jogos Panamericanos. Corrêa foi um dos responsáveis pela montagem do esquema de segurança que permitiu, na avaliação do governo, que os jogos, realizados no Rio, transcorressem sem incidentes graves de violência.