Título: Só a deterioração do crédito pode afetar rating de bancos brasileiros
Autor: Carvalho, Maria Christina
Fonte: Valor Econômico, 30/08/2007, Finanças, p. C2

Julio Bittencourt / Valor Celina Vansetti, vice-presidente sênior da Moody's: "Crescer com disciplina" A perspectiva do rating dos grandes bancos brasileiros é estável, informou ontem a agência internacional de avaliação de risco de crédito Moody's. Essa perspectiva só pode mudar se houver uma forte deterioração da carteira de crédito das instituições. Compõem o grupo de bancos analisado o ABN AMRO Real, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC Bank Brasil, Itaú, Santander Banespa e Unibanco.

"O desafio dos bancos é crescer com controle e disciplina de crédito", disse a vice-presidente sênior da Moody's, Celina Vansetti.

Segundo o relatório divulgado a respeito, os ratings são sustentados pelas franquias dos bancos e por um resistente ciclo de expansão de crédito, que garantiu que a geração de resultados seja bastante recorrente e sustentável. O relatório também cita algumas preocupações, que envolvem coeficientes de capital menores, maior concorrência, os efeitos de um ambiente de taxas de juros baixas, e o potencial para erosão de qualidade de ativos sob a rápida expansão de empréstimos.

Celina lembrou que a estrutura de receita do sistema financeiro do país mudou, depois que os bancos passaram a ganhar mais com o crédito do que com a carteira de títulos. Quando os bancos lucravam mais com a tesouraria, o risco era praticamente inexistente. Com a expansão do crédito, o risco passa a ser maior, representado pelos tomadores de recursos. A analista não acredita que a atual turbulência possa reverter a tendência, mas admite eventual arrefecimento.

Um dos pontos que inspiram cautela, disse Celina, é como os bancos vão lidar com o alongamento dos prazos das operações. No momento, algumas das linhas mais longas contam com garantias reais, como o financiamento de veículos e o crédito com desconto em folha de pagamento, o que ameniza os riscos.

A Moody's também espera que, em algum momento, a concorrência entre os bancos vai finalmente pressionar os spread, o que ainda não acontece. "Apesar da queda dos juros, os spreads ainda são muito elevados; há muita gordura. Mas a tendência é recuar um pouco", disse Celina.

Os grandes bancos brasileiros possuem rating médio de força financeira de banco (BFSR) igual a "C+"; o BFSR médio para todos os bancos brasileiros classificados é "C". Os ratings da maioria dos bancos brasileiros foram elevados recentemente, como resultado de mudanças metodológicas. Há pouco, a Moody's também elevou o teto de depósitos em moeda estrangeira de "Ba3" para "Ba2".