Título: Ministra critica recursos para ação ambiental
Autor: Rosas, Rafael
Fonte: Valor Econômico, 05/09/2007, Internacional, p. A11

A origem de recursos para financiar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimentos foi o principal ponto de divergência entre os representantes de 22 países no encontro ministerial que terminou ontem no Rio de Janeiro. A reunião foi para discutir alternativas de combate à degradação ambiental. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os recursos existentes hoje no âmbito do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) e de outras iniciativas são insuficientes e precisam ser elevados.

"Os recursos hoje estão muito aquém da necessidade. Não pode ser só regulação. Tem de ter a junção dos três pilares fundamentais - o meio ambiente, o financeiro e o desenvolvimento sustentável", ressaltou a ministra.

O sub-secretário-geral de Política do Itamaraty, Everton Vargas, lembrou que existe desde os anos 1970 compromisso dos países desenvolvidos para que destinem 0,7% do seu Produto Interno Bruto (PIB) para assistência oficial ao desenvolvimento de outras nações. "Estamos longe dessa meta, embora ela tenha sido reafirmada em 1992 (na Eco 92) e em 2002, no Consenso de Monterrey, durante a conferência de financiamento para o desenvolvimento".