Título: Aprovação a Obama
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 13/01/2011, Internacional, p. 21

A melhora na economia norte-americana elevou a popularidade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Segundo pesquisa Reuters/Ipsos, o índice subiu de 45% para 50%. É a primeira vez desde junho que Obama atinge esse nível de aprovação. Apesar disso, muitos norte-americanos ainda não aprovam o governo atual: 47%, comparado a 46% em dezembro.

A pesquisa, divulgada ontem, revelou que, com a economia mostrando sinais de aceleração, mais norte-americanos acreditam que o país está no caminho certo: 36% em janeiro, ante 29% em dezembro. Mas 59% dos cidadãos dos EUA ainda discordam do rumo econômico do país. A sondagem mostrou apoio às esperanças dos republicanos em sua movimentação para cortar a US$ 1,3 trilhão do deficit orçamentário dos EUA e da dívida total de 14 trilhões de dólares. Apontou que 71%dos americanos são contra o aumento do limite da dívida e que muitos querem que haja corte de gastos em áreas como o orçamento de defesa e a ajuda externa.

Obama teve um bom mês em dezembro e a pesquisa sinaliza que o presidente tem razões para recuperar o otimismo. O Congresso aprovou leis importantes que ele apoiava, como o prolongamento de cortes de impostos da era Bush, um tratado nuclear com a Rússia e o fim da proibição a homossexuais no serviço militar.

A sondagem foi realizada entre 7 e 10 de janeiro, não cobrindo, portanto, os eventos em Tucson, Arizona, onde a deputada Gabrielle Giffords foi atingida na cabeça e seis pessoas foram mortas por um atirador. Das 1.021 pessoas ouvidas pela pesquisa, 780 eram eleitores registrados, incluindo 451 democratas, 388 republicanos e 182 independentes. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para todos os pesquisados, de 3,5 pontos para eleitores registrados, de 4,4 pontos para democratas, de 4,9 para republicanos e de 7,4 para pessoas sem partido.