Título: Lula defende aceleração do acordo sobre ZPEs
Autor: Mandl,Carolina
Fonte: Valor Econômico, 05/09/2007, Plítica, p. A7

Ricardo Stuckert/ABr Lula e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos: "Há muita gente que acha que o Nordeste nasceu para emprestar pedreiros" O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a criação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Em julho, Lula sancionou o projeto de lei aprovado pelo Congresso que criou as ZPEs. Agora, o governo está na fase de negociação com parlamentares para a assinatura de medidas provisórias que vão suspender a cobrança de alguns tributos para empresas que se instalem nas ZPEs.

"Como é que a gente vai trazer o desenvolvimento aqui para o Nordeste, se a gente não criar mecanismos novos para incentivar, sem a guerra fiscal tradicional, os investimentos aqui?", afirmou o presidente durante o evento de início das obras de terraplanagem da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

A lei tem sido criticada por empresários de regiões mais industrializadas do país, como São Paulo. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, por exemplo, defende que todas as empresas recebam o mesmo tipo de tratamento do governo.

O discurso de Lula foi marcado por frases de apoio ao desenvolvimento regional. "Há muita gente que acha que o Nordeste não faz parte do Brasil, há muita gente que acha que o Nordeste nasceu para emprestar pedreiros ou lavadores de carro para regiões mais ricas", disse o presidente.

Para Lula, a construção de um empreendimento de grande porte em uma determinada região, mesmo que a princípio ele não seja economicamente viável, pode gerar desenvolvimento. "Numa região que não é desenvolvida, nós precisamos saber que é aquele empreendimento que vai dar viabilidade econômica para aquela região." Por isso, o presidente defendeu a construção da ferrovia Transnordestina, a implantação de uma siderúrgica no Ceará e a própria refinaria em Pernambuco.

Além disso, Lula afirmou que o Brasil entrou em uma fase de crescimento sustentável. "E é um ciclo em que eu prevejo 10 ou mais anos de crescimento."

Mais, tarde, ao participar, em Aracaju, do batismo da plataforma de petróleo de Piranema, o presidente anunciou que pretende trazer de volta ao governo o ex-presidente da Petrobras e ex-senador José Eduardo Dutra.

Lula não disse em qual cargo ele seria aproveitado: "Vocês sabem que o companheiro Zé Eduardo, eu vou levá-lo outra vez para o governo. E eu, como técnico de futebol, não posso dizer qual é a posição que as pessoas vão jogar antes do jogo. Então eu vou reaproveitá-lo, e vou conversar com ele na próxima quinta feira, e vamos acertar porque eu acho que o Zé Eduardo é um companheiro que pode contribuir muito com o governo, com a Petrobras e com qualquer outra atividade que ele puder exercer", disse Lula.

José Eduardo Dutra foi senador de 1995 a 2003 e presidente da Petrobras de 2003 até 2005, quando saiu para concorrer ao Senado.

A plataforma de petróleo de Piranema entrará em operação até o fim do ano. Terá capacidade de produção de 10 mil barris diários de petróleo, podendo chegar até a 30 mil em 2008. (Com agências noticiosas)