Título: Lula compara economia a arroz queimado
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 12/09/2007, Brasil, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou preocupação com o aquecimento da economia brasileira, mas afirmou que o governo não vai adotar medidas para frear a demanda interna. Ele sugeriu que o nível atual de crescimento é satisfatório para o governo, que divulga hoje o resultado do PIB do segundo trimestre.

Questionado ontem, na entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro da Suécia, em Estocolmo, se o governo teme um possível superaquecimento da economia, Lula sinalizou que há preocupação. "Vamos trabalhar para que não tenha um superaquecimento, porque tudo que é superaquecido queima. Se você colocar pão no fogo, feijão no fogo ou arroz, carne, e superaquecer, você estraga o seu prato."

O presidente disse que o governo seguirá acompanhando com atenção a inflação. "Queremos que a economia brasileira cresça com a tranquilidade com que vem crescendo. Cresça com a tranquilidade do não-crescimento da inflação."

Lula fez ainda uma advertência ao mercado. "Quem acha que vai voltar a ganhar dinheiro no Brasil com a inflação, vai quebrar a cara. Porque o povo aprendeu que a inflação baixa é um patrimônio, uma conquista da sociedade que vive de salário. Por isso, não vamos deixar ela voltar. Vamos acompanhar de perto." (HS)