Título: Vale e Shell vão explorar petróleo em conjunto
Autor: Durão, Vera Saavedra
Fonte: Valor Econômico, 13/09/2007, Empresas, p. B8

A Companhia Vale do Rio Doce e a Shell Brasil assinaram memorando de entendimento para desenvolver parcerias no setor de energia no país e potencialmente no exterior. O acerto inclui a possibilidade de participação da mineradora em blocos de exploração na Bacia do Espírito Santo, onde a anglo-holandesa já atua.

Em comunicado divulgado ontem, a Vale informou que o objetivo da aliança é satisfazer sua necessidade de consumo próprio de energia. A nota da Shell destaca que a parceria deixou a multinacional "muito satisfeita", segundo Vasco Dias, seu presidente.

A Vale confirmou no comunicado notícias que já circulavam no mercado de que está avaliando a possibilidade de adquirir áreas concedidas para exploração de gás natural e vai se habilitar para participar da nona rodada de licitação para exploração de hidrocarbonetos a ser promovida pela ANP.

Segundo sua assessoria de imprensa, a mineradora vem constituindo uma equipe dentro da sua área de energia para buscar fontes alternativas, como utilização do carvão térmico, combustíveis renováveis e o gás natural. David Zylbersztajn, ex-presidente da ANP, será o consultor da mineradora. Fontes do setor avaliam, porém, que a aliança entre a mineradora e a petroleira multinacional torna bastante provável uma negociação entre as duas gigantes para se consorciarem para a rodada da ANP.

Na leitura de analistas, o anúncio da parceria, acertada em três de agosto, deixou claro que a mineradora está buscando oportunidades de atuar na área de exploração de gás natural para uso próprio e não como um agente no mercado. O analista do ABN-Amro, Pedro Galdi, avalia que este foi o tom do comunicado da Vale. Prevê que a geração própria de energia vai dar um diferencial importante para a Vale tocar seus projetos nas áreas de níquel, alumínio, minério de ferro e cobre. A preocupação da Vale é que após 2012, quando estes projetos entrarem em operação, o volume de energia elétrica contratada não seja suficiente.

A direção da Vale não quis falar sobre a parceria, firmada em três de agosto. O presidente da Shell estava fora da empresa.