Título: Pista de Congonhas terá área de escape
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Fonte: Valor Econômico, 14/09/2007, Brasil, p. A3

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem que as pistas principal e auxiliar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, serão reduzidas. Cada uma vai perder 300 metros de extensão que serão destinados às áreas de escape. Segundo o ministro, devido à mudança no comprimento das pistas, as empresas aéreas terão de mudar a configuração das aeronaves e reduzir o peso delas. O ministério não definiu os detalhes sobre essas modificações, deixando-as a critério das companhias.

Jobim disse que as mudanças entram em vigor a partir de sábado. De acordo com o ministro, as normas foram definidas a partir de estudos técnicos realizados pela Agência Nacional de Administração Civil (Anac) e pela Infraero , a empresa estatal que administra os aeroportos.

"Passamos a implantar um processo completo de segurança de vôo", afirmou Jobim. "Estamos mostrando de modo objetivo o princípio de segurança."

O Ministério da Defesa evitou detalhar como serão as alterações na configuração no interior das aeronaves. Segundo assessores do ministro Nelson Jobim, fatores como temperatura e distância do vôo serão considerados pelas empresas para execução dessas alterações.

A pista principal do aeroporto de Congonhas passará de 1.940 metros para 1.640 metros, já a pista auxiliar será reduzida de 1.435 metros para 1.195 metros. Com as mudanças, a pista principal terá ainda mais restrições do que hoje em dias de chuva.

Apesar de especialistas do Ministério da Defesa evitarem detalhar efeitos práticos das mudanças, o ministro Nelson Jobim afirmou que as aeronaves maiores não poderão mais pousar ou decolar na pista auxiliar. "Deixarão de operar aviões de porte maior." Mas Jobim e o ministério não definiram o que consideram "aviões de porte maior".