Título: Angústia com a falta de notícias
Autor: Soares, Elisa ; Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 14/01/2011, Brasil, p. 6

Brasiliense não consegue contato com o pai, que mora em Nova Friburgo. Nas cidades atingidas pelas chuvas, a agonia é a mesma

A angústia tomou conta daqueles que têm parentes nas áreas devastadas pela chuva e ainda não conseguiram contato com os familiares. É o caso de Daniele Barreto, 28 anos, que tenta buscar notícias sobre o pai, a tia e os avós desde a manhã de quarta-feira. Moradora de Brasília, ela passa por um drama vivenciado também por centenas de pessoas que não conseguem informações sobre os entes que moram nas cidades arrasadas pela enchente.

Daniele relatou que seu pai, o militar da reserva e advogado Hélio da Rocha Barreto, 63 anos, mora no bairro de Conselheiro Paulino, um dos mais atingidos da cidade de Nova Friburgo. ¿Comecei a tentar falar com ele na quarta-feira de manhã, mas os telefones de lá só dão ocupado. Liguei na Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros, e ninguém tem informação nenhuma. Não tenho muito o que fazer porque até a própria cidade está sem acesso. Com certeza, ele não conseguiria me ligar de lá¿, avaliou Daniele, que é jornalista da equipe de assessoria de imprensa da Universidade de Brasília (UnB). Angustiada com a falta de notícias, ela tem preferido trabalhar, ¿por não ter muito o que fazer, senão esperar um contato¿.

Em Nova Friburgo, a Defesa Civil e a prefeitura não souberam precisar a quantidade de famílias que continuam ilhadas dentro de casa. O ex-prefeito da cidade Paulo Azevedo e o filho Mateus estavam entre os desaparecidos até o fechamento desta edição. Durante todo o dia de ontem, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil recolhiam corpos e resgatavam pessoas isoladas pela chuva.

Alguns bairros estão incomunicáveis, sem telefone e nem energia elétrica. O sinal de telefone celular também está comprometido em grande parte da região. Esse cenário alimenta a esperança de Daniele de ter em breve um contato com o pai. ¿Quando eu descobri que o bairro onde ele mora é o de maior número de vítimas fiquei mal. Mas sei que ele pode estar bem, e só ilhado mesmo¿, disse.

A busca por informações de pessoas desaparecidas deve ser feita junto às prefeituras. No entanto, os municípios não têm conseguido atender as inúmeras ligações e nem concentrar as informações. A Defesa Civil do estado não informa a identidade das vítimas. Diz que essa é uma atribuição dos municípios. ¿No momento, ainda estamos focados em salvar vidas. Estamos correndo contra o tempo¿, afirmou uma funcionária da Defesa Civil, que pediu para não ser identificada.

Em Teresópolis, a prefeitura divulgou ontem uma lista parcial com o nome dos primeiros mortos identificados. De acordo com a Defesa Civil municipal, os nomes serão divulgados à medida que os corpos forem liberados pelo Instituto Médico Legal (IML), que está funcionando de maneira improvisada em uma delegacia. Centenas de pessoas estão na porta do local desde a noite de quarta-feira. O clima é de extrema tristeza. Parentes choram muito e funcionários fazem plantão na tentativa de agilizar o processo de identificação e liberação dos corpos.

As chuvas atingiram seis dos nove cemitérios da cidade, que tiveram de ser interditados. Dos três que estão em pleno funcionamento, o maior é o Cemitério Municipal de Teresópolis, onde 145 covas foram preparadas, com o apoio de uma retroescavadeira. A administração do local não está autorizando velórios, mas apenas os sepultamentos, tamanha a quantidade de corpos que chegaram durante todo o dia ao cemitério.

Kuerten decide doar R$ 25 mil O ex-tenista Gustavo Kuerten anunciou ontem que vai doar todo o dinheiro que ganhou em um torneio de pôquer, nas Bahamas, para as vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Em uma mensagem postada no microblog Twitter, ele prometeu a ajuda, por meio do Instituto Gustavo Kuerten. ¿Conta comigo!! Vou doar pelo IGK os 25 mil que ganhei no torneio de pôquer¿, postou o tricampeão do torneio de Roland Garros e ex-número 1 do mundo. Guga foi eliminado do torneio na última segunda-feira, logo no segundo dia da competição disputada por 1.560 jogadores. Como os 232 primeiros colocados participaram do rateio da premiação, o ex-jogador, que entrou nessa faixa, recebeu 15 mil dólares. Sensibilizado, Guga também colocou o seu instituto à disposição dos deficientes moradores da região atingida pela enchente. As ajudas chegarão por meio de apoio às unidades da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, assim como ocorreu em 2008, quando as chuvas causaram 135 mortes em Santa Catarina.

Doações partem de todas as regiões

Larissa Leite

As imagens de pessoas que tiveram todos os bens levados pelas águas das chuvas, na região serrana do Rio de Janeiro, provocaram uma onda de doações aos cerca de 13 mil desabrigados e desalojados dos municípios da área. Dezenas de postos recebem no estado os itens mais necessários do momento: água mineral, leite, alimentos não perecíveis, roupa, material de higiene pessoal, material de limpeza e colchonete. O Ministério da Saúde ainda enviou ontem, ao Rio de Janeiro, mais de sete toneladas de medicamentos para as vítimas ¿ cerca de 30 kits que, de acordo com a pasta, devem ser suficientes para atender 45 mil pessoas em um mês.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também anunciou o repasse de R$ 8,7 milhões para ampliar a assistência hospitalar da região. ¿Todas as equipes dos hospitais federais e equipes que foram mobilizadas para Alagoas, Pernambuco e Haiti estão à disposição do governo do estado do Rio de Janeiro para serem mobilizadas¿, disse o ministro. De acordo com a pasta, foram convocados para trabalhar de sobreaviso (24 horas) 120 médicos de várias especialidades, 60 enfermeiros e 120 técnicos de enfermagem. Integram o kit do ministério antibióticos, anti-inflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros componentes.

Os moradores de outros estados podem contribuir com as vítimas das chuvas do Rio por meio de diversas contas bancárias abertas com essa função (veja quadro). Entre elas, estão a SOS Teresópolis e a SOS Petrópolis. A Cruz Vermelha, a Defesa Civil do Rio de Janeiro, o Fundo Estadual de Assitência Social do Rio de Janeiro e a Viva Rio também disponibilizaram contas para doações. No estado do Rio, todos os batalhões da Polícia Militar do estado se tornaram centros de recepção de doações. A Rodoviária Novo Rio e quatro postos da Polícia Rodoviária Federal também recebem doações, além das praças de pedágio da BR-040 situadas em Duque de Caxias. O Grupo Pão de Açúcar também montou postos de coleta em todas as 100 lojas das redes Pão de Açúcar, ABC CompreBem, Sendas, Extra Supermercado e Hipermercados e Assaí em todo o estado para recebimento de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores. A ação acontece até o dia 26 de janeiro.

O Hemorio pede que as pessoas doem sangue para as vítimas das chuvas. Segundo a instituição, Friburgo e Teresópolis solicitaram 300 bolsas. Pode doar sangue quem tiver entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estiver bem de saúde. O contato para informações é 0800-282-0708.

Como ajudar

Prefeitura de Teresópolis Banco do Brasil Ag.: 0741-2 Conta-corrente: 110000-9 Caixa Econômica Federal Ag.: 4146 Conta-corrente: 2011-1

SOS Petrópolis Banco do Brasil Ag.: 0080-9 Conta-corrente: 76000-5

Cruz Vermelha Banco Real Ag.: 0201 Conta-corrente: 1793928-5

Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro Itaú (341) Agência: 5673 Conta-corrente: 00594-7 CNPJ 02932524/0001-46

Defesa Civil do Rio de Janeiro Caixa Econômica Ag.: 0199 Conta-corrente: 2011-0 Operação 006

Viva Rio Banco do BrasilAg.:1769-8Conta-corrente: 411396-9CNPJ 00343941/0001-28

Petkovic Bradesco Ag.: 213-5 Conta-poupança: 1008425-3