Título: Rio fica com R$ 116 milhões e deve priorizar ramais rodoferroviários
Autor: Francisco Góes
Fonte: Valor Econômico, 28/01/2005, Empresas &, p. B6

Os portos do Rio de Janeiro têm previstos para este ano investimentos totais de R$ 116 milhões a serem feitos com recursos do governo federal. A maior parte do dinheiro será usada em obras de dragagem e na melhoria de ramais ferroviários e dos acessos rodoviários nos portos do Rio, Niterói e Sepetiba. Toda essa infra-estrutura, carente de investimentos ao longo dos anos, representa hoje o principal gargalo para os portos fluminenses que, juntos, movimentaram em 2004 cerca de 32,1 milhões de toneladas, com aumento de 17% sobre 2003. Um exemplo do estrangulamento pelo qual passam os portos do Rio está em Sepetiba. Há dois anos o movimento de caminhões no porto era de 70 veículos/dia. O volume atual é de 575 caminhões/dia e pode chegar a 900 caminhões/dia quando a Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) começar a exportar soja pelo porto, estima Antonio Carlos Soares, presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro. Soares prevê que neste ano Sepetiba deva movimentar 30 milhões de toneladas, com alta de 25% sobre 2004, quando o porto atingiu 24 milhões de toneladas. Para o porto do Rio, a Cia. Docas projeta uma movimentação de 10 milhões de toneladas em 2005, volume 25% maior do que o de 2004, de 8 milhões de toneladas. Soares informou que entre os investimentos previstos para o porto do Rio, neste ano, estão incluídos R$ 9,65 milhões para obras de dragagem, R$ 2,1 milhões para pavimentação de vias internas no porto e R$ 10 milhões para recuperação do acesso rodoferroviário. Um dos problemas a ser resolvido no acesso dos trens ao porto do Rio é a transferência de uma ocupação irregular às margens da avenida Brasil, iniciativa envolvendo Docas e governos federal e estadual. Dentro do porto, um ramal ferroviário de 7,5 quilômetros precisará ser recuperado. Segundo Soares, em Sepetiba os principais investimentos serão R$ 20 milhões em dragagem do canal de acesso, R$ 4,9 milhões em pavimentação e R$ 1 milhão em recuperação da iluminação viária. Soares disse que estão previstos investimentos de cerca de R$ 7,5 milhões do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (DNIT), do Ministério dos Transportes, na construção de um viaduto no trevo que liga a BR-101 ao complexo de Sepetiba e na estrada de acesso ao porto. Nas áreas públicas dos portos do Rio, Sepetiba e Angra serão instaladas oito balanças para cargas, num investimento total de R$ 1,3 milhão. Outro projeto previsto para o Rio e Sepetiba é a construção de instalações para inspeções fitossanitárias. "No seu conjunto, é o maior orçamento de investimentos nos portos do Rio", compara Soares.