Título: Standard investe em terminal em Santos
Autor: Lima, Marli
Fonte: Valor Econômico, 18/09/2007, Empresas, p. B9

A Standard, empresa paranaense de logística, planeja entrar no porto de Santos a partir de Cubatão, onde fará, amanhã, o pré-lançamento de uma unidade que oferecerá serviços de armazenagem para cargas frigorificadas, terminal intermodal e de contêineres. Os investimentos devem chegar a R$ 45 milhões e o objetivo é reforçar a atuação nos segmentos de bovinos e suco de laranja. Até agora o foco estava em suínos e frangos movimentados no Sul do país.

Além de passar a contar com esse novo endereço, a Standard aguarda licença ambiental para iniciar a construção de um terminal em outro município paulista, Araraquara, e busca ativos portuários para compra em todo o país. "O mercado terá de passar por consolidação e seremos os consolidadores", afirma o presidente da empresa, José Luís Demeterco Neto, membro da família que era dona da rede de supermercados Mercadorama, vendida em 1998 para o grupo Sonae. Para financiar o crescimento, a abertura de capital no futuro não está descartada.

A Standard foi fundada em 1999, um ano após a família deixou o ramo de varejo. A empresa especializou-se em armazenagem, logística e distribuição de produtos frigorificados. Atualmente possui armazéns em Curitiba (PR), Itajaí (SC), Esteio (RS) e Guarulhos (SP). Também conta com cinco terminais ferroviários no Paraná e no Rio Grande do Sul, um terminal de Contêineres em Santa Catarina e opera outro de carga geral no Porto de Imbituba (SC).

Os olhos voltaram-se para São Paulo no final de 2006 e a intenção da direção da empresa era erguer ao mesmo tempo as unidades de Cubatão e Araraquara, mas a licença ambiental da primeira saiu antes. As obras em Cubatão começaram há dois meses e a inauguração está prevista para 31 de outubro. "Em oito anos, nunca paramos de construir", conta Demeterco Neto, que reunirá parceiros e clientes para falar da operação para Santos.

O empresário disse que atualmente há 40 mil toneladas de bovinos que deveriam estar em Santos e, por falta de espaço, estão estocadas em outros municípios, inclusive fora do Estado, o que eleva o custo para os exportadores. O novo terminal da Standard terá como armazenar 15 mil toneladas. Como a estrutura ficará a 25 quilômetros do local de embarque, os principais argumentos serão de que os custos com diárias extras serão reduzidos e de lá dá para seguir para qualquer ponta de embarque, por Santos ou Guarujá.

Segundo Demeterco Neto, o porto de Santos não recebe investimentos de armazéns frigorificados há mais de 10 anos. A unidade da Standard terá 105 mil m2 e capacidade estática de 15 mil posições paletes. "Isso representará 40% do volume de paletes hoje disponíveis lá", acrescentou. Numa segunda fase está prevista a instalação de um desvio ferroviário em bitola mista para 30 vagões, que trará para as indústrias da região a opção do transporte intermodal.

Usando a malha Norte da América Latina Logística (ALL), a Standard planeja atender também indústrias localizadas nas regiões de influência de Araraquara, que compreendem a região Noroeste de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. A empresa tem como sócios o grupo Deminvest, da família Demeterco, e Markinvest, de Dimitrios Markakis, da rede Dicico.