Título: Nova Zelândia quer aliança com o Brasil na agricultura
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/09/2007, Agronegócios, p. B14

A Nova Zelândia, um dos maiores produtores de lácteos do mundo, quer unir forças com o Brasil em agricultura. Phillip Goff, ministro de Comércio Exterior e da Defesa da Nova Zelândia, afirmou ao Valor que os dois países têm muito em comum em agronegócios. "Podemos unir forças em cooperação tecnológica", disse o ministro.

Com tecnologia de ponta para lácteos, Goff acredita que os neozelandeses podem trazer benefícios para esse segmento no Brasil, enquanto o país poderá fazer o mesmo na área de álcool. Os neozelandeses estão mais interessados em produzir álcool celulósico, a partir da madeira, uma vez que não cultivam cana, disse Goff. Delegações daquele país já estão em conversações com o governo brasileiro.

Segundo o ministro, empresas como a Fonterra, uma das gigantes do setor lácteo, tem interesse em ampliar seus investimentos no Brasil. O grupo pretende ampliar seus investimentos onde já atua no país. Indústrias de outros segmentos, como de eletrônicos e softwares, também querem fazer investimentos no país. (MS)