Título: Angústia e isolamento
Autor: Luis, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 16/01/2011, Politica, p. 11

Defesa Civil mapeou 10 localidades de Nova Friburgo que não conseguem ajuda. Governador relata novas deslizamentos

Pelo menos 10 localidades de Nova Friburgo continuam isoladas e seus moradores não conseguem ajuda. E a situação deverá continuar assim, por mais tempo, já que a forte chuva que começou a cair na tarde de ontem interrompeu os trabalhos da Defesa Civil, Exército, Aeronáutica e a Força Nacional de Segurança Pública, que estavam atuando no socorro às vítimas. As autoridades não sabem qual o total de pessoas atingidas nas regiões mapeadas, mas pelo menos quatro bairros na zona rural possuem populações numerosas. Ontem, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), esteve na cidade e relatou ter visto deslizamentos de terra durante a viagem até o local da tragédia. Até mesmo a Granja Comary, local de concentração da Seleção Brasileira de futebol, está sendo usada como apoio aos resgates, que não têm prazo para terminar.

Cerca de 900 homens da Defesa Civil e outros 600 da Força Nacional e Exército chegam na sexta-feira e na madrugada de ontem à Nova Friburgo, mas não estão atuando nas 10 áreas isoladas. Chove muito na região, o que impede o resgate aéreo, já que os vôos e pousos de helicópteros foram interrompidos. O socorro também não pode ser feito por via terrestre, será necessário construir novas estradas e pontes. Os acessos estão completamente destruídos, o que causou o isolamento de milhares de pessoas. Além da ajuda, que não chega, a população sofre com a precariedade das comunicações. A Defesa Civil também não sabe se as localidades têm energia elétrica.

Cerca de 230 homens do Exército chegaram a Teresópolis na manhã de ontem e farão resgate das vítimas e desobstrução ou construção de novas estradas, por meio de um Batalhão de Engenharia. A Defesa Civil informou que as chuvas modificaram completamente a geografia da cidade e muitas localidades deixaram de existir. Os militares das Forças Armadas estão sendo comandados pelo general Oswaldo de Jesus Ferreira, que chefiará as ações do governo federal na região serrana do Rio. Estão sendo utilizados pelo menos 38 veículos, inclusive ambulâncias e é aguardada a chegada de mais seis helicópteros. As aeronaves serão baseadas na Graja Comary.

A Força Nacional está atuando com 225 homens, sendo que 80 deles do Corpo de Bombeiros de vários estados, especialistas em resgate desta natureza. Outros 130 são Policiais Militares que vão patrulhar as áreas devastadas para evitar os saques que podem ocorrer nas casas abandonadas.

Também foram enviadas a Nova Friburgo 15 peritos das Policiais Civis estaduais, que fazem parte da Força e que atuarão no reconhecimento de corpos que estão alojados em caminhões frigoríficos. Além de Nova Friburgo ¿ cidade m,ais atingida pelas chuvas e desmoronamentos -, a unidade do governo federal está agindo em Teresópolis e Petrópolis.

Ontem, ao chegar a Nova Friburgo para visitar um hospital de campanha instalado pelo Ministério da Defesa, o governador Sérgio Cabral contou que passou momentos de tensão na viagem de carro do Rio ao local da tragédia. Ao passar próximo a cidade de Mury, na RJ -116, ele disse ter visto novos deslizamentos e classificou a tragédia da região serrana de seu estado como uma das piores já ocorridas no mundo. ¿Eles (os moradores) perderam parentes casas e tudo que tinham", afirmou Cabral. ¿A situação deles é de quem vive uma das maiores calamidades da história da humanidade, segundo classificação da ONU (Organização das Nações Unidas)",completou.

Marinha e FAB

Além do Exército, a Marinha cedeu helicópteros para ajudar a socorrer as vítimas das enchentes da região serrana do Rio e também um Hospital de Campanha. A Força Aérea Brasileira (FAB) está montando em Itaipava, também na mesma área,- um centro telefônico e rede de transmissão de dados para ajudar a população que está sem comunicações desde que ocorreu a tragédia. Além disso, a FAB atua com helicópteros em apoio ao trabalho das outras duas forças.